Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Anézia Moreira Faria Madeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0550894773294175pt_BR
dc.contributor.referee1Anézia Moreira Faria Madeirapt_BR
dc.contributor.referee2Lenice de Castro Mendes Villelapt_BR
dc.creatorVirginia Rubatinopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T14:14:17Z-
dc.date.available2022-08-30T14:14:17Z-
dc.date.issued2015-10-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44709-
dc.description.abstractThe present study consists of an integrative literarure review and aims to identify the biopsychosocial factors which may intervene in the learning process either in the knowledge construction of adult people. From the Virtual Health Library, the articles were searched using the following keywords: “young adult” plus “learning”; “learning” plus “adult”; “learning”, “education and adult”; “knowledge”, “neurosciences ”; “apprenticeship”; “active learning”, written in Portuguese, articles must have published during 2010 to 2015. The sample consists of five publications that have the same theme and purpose of the present study. The work points towards the fact that the elements present in the children learning processes are applicable to the adult learning processes. The differences are in charge of the skills that will be developed at the end of the learning process. These skills relate to the objectives of this learning, the needs of adulthood.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de revisão integrativa da literatura que tem como objetivo identificar os fatores biopsicossociais que interferem no processo de aprendizagem e construção do conhecimento de pessoas adultas. A busca de artigos foi feita nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir das palavras chaves “adulto jovem” e “aprendizagem”; “aprendizado” e “adulto”; “aprendizagem”, “educação e adulto”; “conhecimento”, “neurociências”; “aprendizado”; “aprendizado ativo”, escritos em português e publicados entre 2010 e 2015. A amostra foi constituída por cinco publicações que atenderam à temática e ao objetivo do estudo. O trabalho aponta para o fato de que os elementos presentes nos processos de aprendizagem de crianças se aplicam aos mesmos processos nos adultos. As diferenças ficam a cargo das competências que serão desenvolvidas ao final do processo de aprendizagem. Tais competências dizem respeito aos objetivos dessa aprendizagem, ou seja, atender às necessidades do adulto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAdultopt_BR
dc.subject.otherAdultopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleA interferência de fatores biopsicossociais no processo de aprendizagem e na construção do conhecimento em pessoas adultaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - VIRGÍNIA RUBATINO.pdf364.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.