Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marília Rezende da Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802693863812062pt_BR
dc.contributor.referee1Marília Rezende da Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Carlos Brant Carneiropt_BR
dc.creatorArlete Aparecida Spoladore Pistellipt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T14:56:19Z-
dc.date.available2022-08-30T14:56:19Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44721-
dc.description.abstractThis study highlights the need to start the process of Institutional Assessment in Paraná, that is ETSUS a participatory and democratic way of processing the quality of its performance as an institution of professional education of middle level to the SUS. Aims to draw up a proposal of intervention capable of enabling institutional self-assessment of ETSUS in Paraná to identify weaknesses and potentialities of educational management. Through informal conversations and meetings with co-workers and managers, was punctual and informal way with that assessment processes at school are happening. This reality and studies with literature review on institutional evaluation pointed out the importance of proposing strategies for an assessment process for transformation and improvement. The self-assessment is an important component in promoting knowledge of the institutional situation favoring the construction of the final object that is.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo destaca a necessidade de iniciar o processo de avaliação Institucional na ETSUS Paraná numa perspectiva transformadora de forma participativa e democrática com vistas à qualidade do seu desempenho como instituição de educação profissional de nível médio para o SUS. Tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção capaz de viabilizar a autoavaliação institucional da ETSUS Paraná para identificar fragilidades e potencialidades da gestão pedagógica. Através de conversas informais e reuniões com os colegas de trabalho e direção, evidenciou-se a forma pontual e informal com que os processos de avaliação na escola vêm acontecendo. Essa realidade e estudos com revisão bibliográfica sobre avaliação institucional apontaram a importância de propor estratégias para um processo de avaliação voltado à transformação e aperfeiçoamento. A autoavaliação é um componente importante na promoção do autoconhecimento da realidade institucional favorecendo a construção do objeto final que é o plano de avaliação institucional da escola. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com ações, cronograma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subject.otherEducação Profissional em Saúde Públicapt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleAutoavaliação institucional da ETSUS Paraná: uma proposta de intervenção para identificar fragilidades e potencialidadespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arlete Aparecida Spoladore Pistelli.pdf212.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.