Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44721
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marília Rezende da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8802693863812062 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marília Rezende da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luiz Carlos Brant Carneiro | pt_BR |
dc.creator | Arlete Aparecida Spoladore Pistelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T14:56:19Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T14:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44721 | - |
dc.description.abstract | This study highlights the need to start the process of Institutional Assessment in Paraná, that is ETSUS a participatory and democratic way of processing the quality of its performance as an institution of professional education of middle level to the SUS. Aims to draw up a proposal of intervention capable of enabling institutional self-assessment of ETSUS in Paraná to identify weaknesses and potentialities of educational management. Through informal conversations and meetings with co-workers and managers, was punctual and informal way with that assessment processes at school are happening. This reality and studies with literature review on institutional evaluation pointed out the importance of proposing strategies for an assessment process for transformation and improvement. The self-assessment is an important component in promoting knowledge of the institutional situation favoring the construction of the final object that is. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo destaca a necessidade de iniciar o processo de avaliação Institucional na ETSUS Paraná numa perspectiva transformadora de forma participativa e democrática com vistas à qualidade do seu desempenho como instituição de educação profissional de nível médio para o SUS. Tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção capaz de viabilizar a autoavaliação institucional da ETSUS Paraná para identificar fragilidades e potencialidades da gestão pedagógica. Através de conversas informais e reuniões com os colegas de trabalho e direção, evidenciou-se a forma pontual e informal com que os processos de avaliação na escola vêm acontecendo. Essa realidade e estudos com revisão bibliográfica sobre avaliação institucional apontaram a importância de propor estratégias para um processo de avaliação voltado à transformação e aperfeiçoamento. A autoavaliação é um componente importante na promoção do autoconhecimento da realidade institucional favorecendo a construção do objeto final que é o plano de avaliação institucional da escola. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com ações, cronograma. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Dissertação Acadêmica | pt_BR |
dc.title | Autoavaliação institucional da ETSUS Paraná: uma proposta de intervenção para identificar fragilidades e potencialidades | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Arlete Aparecida Spoladore Pistelli.pdf | 212.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.