Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44726
Type: Monografia (especialização)
Title: Estratégia de intervenção no controle de registro de dados para gestão pedagógica/escolar: a busca na qualidade dos dados
Authors: Eliezel Alves dos Anjos
First Advisor: Eulita Maria Barcelos
First Referee: Eulita Maria Barcelos
Second Referee: Maria Dolôres Soares Madureira
Abstract: O estudo propõe abordar a importância da validação/qualidade de dados, mediante adoção de atitudes fidedignas no seu registro e controle para gestão pedagógica/escolar do Curso de Complementação do Técnico de Enfermagem, experienciado numa escola técnica de saúde, integrante da RETSUS. A problemática relacionada com as inconsistências no preenchimento do documento de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, gerados pelos docentes do Curso de Complementação para Técnico em Enfermagem da ETSAL, resultava em dificuldade na expedição dos diplomas dos alunos e históricos escolares quando eram solicitados comprometendo o gerenciamento de informações no âmbito administrativo e pedagógico. O objetivo é a elaboração de uma proposta de intervenção para a melhoria do registro dos dados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos pelos docentes do Curso Técnico em Enfermagem da ETSAL, da modalidade de Complementação/Módulo II. O procedimento metodológico partiu da priorização dos problemas levantados pelo diagnóstico situacional realizado no decorrer do Curso em Gestão Pedagógica nas ETSUS, contemplando a revisão de literatura e a elaboração da proposta de intervenção. Utilizará como estratégia de ações a participação dos coordenadores pedagógicos e dos instrutores, mediante a aplicação de seis fases. O presente estudo permitirá vislumbrar a superação existente de uma lacuna de controle, ou seja, a utilização de um instrumento mediatizado pelos atores envolvidos: coordenadores pedagógicos e instrutores da ETSAL.
Abstract: The study proposes to address the importance of validation /data quality by adopting attitudes reliable in your registry and control for managing educational / school Course Completion of Practical Nursing, experienced a technical school health, member of RETSUS. The problems related to inconsistencies in completing the document accompanying the process of teaching and learning generated by the teachers of the Course Completion for Nursing Technician ETSAL, resulted in difficulty in the expedition of diplomas and transcripts of students when they were asked compromising information management in the administrative and pedagogical. The goal is to develop a proposal for intervention to improve data recording process of teaching and learning of students by teachers of the Technical Course in Nursing ETSAL, the modality of Complementary / Module II. The methodological procedure left the prioritization of the issues raised by the situational diagnosis made during the Course in Pedagogical Management in ETSUS, contemplating the literature review and the drafting of the proposed intervention. It was used as a strategy of actions the participation of coordinators and instructors, through the application of six phases. This study allowed a glimpse of overcoming existing a gap control, ie, the use of an instrument mediated by the actors involved: pedagogical coordinators and instructors ETSAL.
Subject: Educação em Saúde
Gestão em Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44726
Issue Date: 28-Apr-2013
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Eliezel_Alves_dos_Anjos__ÚLTIMA_VERSÃO_11.07.2013. doc.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.