Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44731
Tipo: Monografia (especialização)
Título: ETSUS Vitória: uma análise do projeto político pedagógico nos cursos livres
Autor(es): Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa
Primeiro Orientador: Solange Cervinho Bicalho Godoy
Primeiro membro da banca : Solange Cervinho Bicalho Godoy
Segundo membro da banca: Marilia Rezende da Silveira
Resumo: Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) refere-se à qualificação de profissionais de saúde. Nesse contexto, destaca-se a necessidade de profissionalização de trabalhadores de nível médio, tradicionalmente alijados dos processos formativos. As Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) são dispositivos, criados na década de 80, a partir do processo de redemocratização brasileira, com o objetivo de, simultaneamente, qualificar os serviços e promover a inclusão social do profissional que atuava no sistema sem a qualificação necessária. Atualmente, às ETSUS devem estender suas ações participando de forma ativa da educação permanente dos profissionais de saúde, muitas vezes com oferta de cursos livres. A Escola Técnica e Formação Profissional Professora Angela Campos da Silva (ETSUS Vitória) é a mais nova da rede. Sediada no município de Vitória, vive o desafio de articular educação profissional e permanente dos servidores da saúde municipal. Embora seja fruto de um movimento de reflexão e mudança nota-se ainda muita incongruência entre os cursos livres em relação aos princípios sócios interacionistas que balizam o projeto político pedagógico (PPP) da ETSUS VITÓRIA. O presente projeto de intervenção objetiva articular os cursos livres aos princípios filosóficos metodológicos do PPP. A intervenção compreende três etapas: avaliação diagnóstica, intervenção e sensibilização. Como resultado espera-se dar consistência ao movimento de aproximação com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e com a construção de uma escola no e para o trabalho no SUS.
Abstract: One of the great challenges of the Unified Health System (SUS) refers to the training of professionals. In this context, we highlight the need for professionalization of mid level workers, traditionally put aside the formative processes. The SUS Technical Schools (ETSUS) are devices created in the 80s, from the Brazilian process of democratization, in order to simultaneously classify the services and to promote the social inclusion of the professional who worked on the system without the necessary qualification . Currently, the ETSUS should extend their actions to participate actively continuing education of health professionals. Technical School and Vocational Teacher Angela Campos da Silva (ETSUS Victory) is the newest network. Headquartered in Vitória, faces the challenge of articulating and ongoing professional education of municipal health of the servers. Although the result of a movement of reflection and change notices still much inconsistency between free courses on the principles that guide the partners interactionist political pedagogical project (PPP) ETSUS WIN. This intervention project aims to articulate the philosophical principles of free courses methodological PPP. The intervention comprises three phases: diagnostic assessment, awareness, intervention and awareness. As a result it is expected to give consistency to the approach movement with the National Policy on Permanent Education in Health and with the construction of a school and to work in the SUS.
Assunto: Educação Profissional em Saúde Pública
Educação em saúde
Educação Continuada
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44731
Data do documento: 2-Jun-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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