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Type: Monografia (especialização)
Title: Evasão escolar – uma proposta investigativa de suas possíveis causas: um estudo de caso no Centro Formador de Pessoal para área da saúde – CEFOR – São Paulo
Authors: Ricardo Chaves de Carvalho
First Advisor: Carla Aparecida Spagnol
First Referee: Carla Aparecida Spagnol
Second Referee: Marcia Regina Pereira Monteiro
Abstract: O Centro Formador de Pessoal para Saúde - CEFOR/São Paulo- é uma instituição de Educação Profissional de Nível Básico e Técnico, cujo a Mantenedora é a Secretaria de Estado da Saúde, atuando no segmento chamado de educação profissional e permanente, com regulamentação e autorização do Egrégio Conselho Estadual de Educação, o que facilita a adoção dos princípios e diretrizes do SUS como norteadores da sua prática formativa. A principal especificidade dessa instituição é a capacidade de descentralizar os currículos, mantendo os processos administrativos centralizados. Para isso, utilizam as unidades de saúde como espaços de aprendizagem e qualificam pedagogicamente os profissionais de nível superior dos serviços para atuarem como professores. Além disso, o currículo é adequado ao contexto regional e têm como modelo pedagógico a integração ensino-serviço, com sua concepção fundamentada na articulação entre Trabalho, Ciência e Cultura, tendo o trabalho e a pesquisa como princípios educativos. O Governo do Estado de São Paulo instituiu o Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área da Saúde TECSAUDE, onde o CEFOR/SP, ofertou 684 vagas em seu curso de Habilitação Profissional de Técnico de Nível Médio - Técnico de Enfermagem. Foram matriculados 622 alunos (91,0%), dos quais 413 alunos (66,5%) concluíram o curso, e 03 reprovaram (0,5%). Os índices de evasão (33,0%) superam, em muito, os índices apontados pelo Censo Escolar, realizado e divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais- INEP - do Ministério da Educação, ano base 2010, onde aponta que houve um percentual de 10,3% de evasão no ensino médio. O objetivo para este trabalho é identificar, as possíveis causas da evasão dos alunos nos cursos de formação executados pelo CEFOR/SP, por meio de uma proposta investigativa exploratória.
Abstract: The Centro Formador de Pessoal para Saúde - CEFOR / São Paulo - is an institution of Professional Education and Basic Technical whose Maintainer is the State Department of Health, acting on the segment called professional education and permanent, with regulation and authorization the Honorable State Board of Education, which facilitates the adoption of the principles and guidelines of SUS as guiding their training practice. The main specificity of this institution is the ability to decentralize curriculum, maintaining centralized administrative processes. The CEFOR uses health facilities as learning spaces and qualify professionals pedagogically superior level of service to act as teachers. In addition, the curriculum is appropriate to the regional context and have the pedagogical model integrating teaching and service, with its conception based on the relationship between Labour, Science and Culture, and the work and research and educational principles. The Government of the State of São Paulo, established the Training Program Level Professionals Technical Area Health - TECSAUDE - where CEFOR / SP, offered 684 vacancies in its course Enabling Professional Technician Middle Level - Practical Nursing. 622 students were enrolled (91.0%), of which 413 students (66.5%) concluded the course, and disallowed 03 (0.5%). The evasion rates (33.0%) exceeds, so much, the indices appointed by the School Census, conducted and published by the National Institute for Educational Research-INEP - the Ministry of Education, base year 2010, which indicates that there was a percentage of 10.3% dropout in high school. The aim of this work is to identify the possible causes of evasion of students in training courses run by CEFOR / SP, through a proposal exploratory investigative.
Subject: Educação Profissional em Saúde Pública
Educação em saúde
Evasão Escolar
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44732
Issue Date: 25-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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