Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sônia Maria Nunes Vianapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871468324194476pt_BR
dc.creatorRegimarina Soares Reispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331679734090263pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T15:38:42Z-
dc.date.available2022-08-30T15:38:42Z-
dc.date.issued2013-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44736-
dc.description.abstractTechnical School of Brazil’s National Health System (ETSUS) constitute a privileged locus of possibilities for the exercise of management in its widest sense, because they involve many actors with different perspectives of reality and varied interests. In the Technical School of Maranhão (ETSUS-MA) co-management is adopted as a strategy to conform these diverse perspectives and interests in favor of organizational development, so that workers constitute as subjects while working. However, in the last three years ETSUS-MA grew bulky in quantity and variety of training needs, which become more complex the process of co-management. For co-management to materialize in practice it is necessary to create institutional conditions for the exercise of shared management. Thus, this paper presents an action plan to be implemented in 2013, which aims to strengthen the co-management in the work process of the school, through the establishment and organization of collective spaces that allow the listener and training of subjects, increasing its capacity analysis and intervention on reality. Wheels of conversation will be implemented, periodic workshops, space for strengthening of the Technical Support Matrix and space qualification of the teachinglearning process. The Plan is guided by the Method of the Wheel as a method for managing groups organized by proposing the inclusion of new subjects in the management process. According to the method, the creation of collective spaces systematized points to the realization of democratic institutions, which corroborates with the option of managing ETSUS-MA.pt_BR
dc.description.resumoAs Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) se constituem um lócus privilegiado de possibilidades para o exercício da gestão em seu sentido amplo, pois envolvem muitos atores, com diferentes perspectivas da realidade e variados interesses. Na Escola Técnica do Maranhão (ETSUS-MA) a cogestão é adotada como estratégia para conformar essas diversas perspectivas e interesses em prol do desenvolvimento organizacional, de modo que os trabalhadores se constituam como sujeitos enquanto trabalham. Todavia, nos últimos três anos a ETSUS-MA teve crescimento vultoso em quantidade e variedade de demandas de formação, o que tornou mais complexo o processo de cogestão. Para que a cogestão se concretize na prática é preciso que se criem condições institucionais para o exercício da gestão compartilhada. Assim, esse trabalho apresenta um plano de ação a ser implementado no ano de 2013, que visa fortalecer a cogestão no processo de trabalho da Escola, por meio da instituição e organização de espaços coletivos que possibilitem a escuta e formação dos sujeitos, aumentando sua capacidade de análise e intervenção sobre a realidade. Serão implementadas rodas de conversa, reuniões de trabalho periódicas, espaço de fortalecimento da Câmara Técnica de Apoio Matricial e espaço para qualificação do processo ensino-aprendizagem. O Plano se orienta pelo Método da Roda como método para a gestão de coletivos organizados, propondo a inclusão de novos sujeitos no processo de gestão. Conforme o método, a criação de espaços coletivos sistematizados aponta para a concretização de instituições democráticas, o que corrobora com a opção de gestão da ETSUS-MA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectETSUSpt_BR
dc.subjectEscola técnicapt_BR
dc.subject.otherEducação Profissional em Saúde Públicapt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleFortalecimento da cogestão no processo de trabalho da escola técnica do sistema único de saúde do Maranhãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2741-4380pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regimarina Soares Reis (1).pdf340.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.