Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44789
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação das capacidades de leitura
Título(s) alternativo(s): Reading capabilities evaluation
Autor(es): Suzana dos Santos Gomes
Resumen: Este trabalho examinou as práticas de leitura desenvolvidas pelos profes-sores na segunda fase do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos da enunciação e dos gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo, que tomam a leitura como ato interlocuti-vo, implicando sempre uma compreensão responsiva ativa na construção dos sentidos. Para tanto, utilizou-se da observação participante em sala de aula e da análise contrastiva das práticas de leitura. As fontes de dados incluíram gravações, em vídeo, da rotina da sala de aula; entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, análise dos gêneros do discurso em circulação e das práticas de leitura em sala de aula. Como postulado por Bakhtin e Volochinov (2004), a linguagem está sempre “povoada” de interações de outrem. Foi possível identificar, nos episódios em sala de aula, a coexistência de confli-tos, diferentes palavras ideológicas ou linguagens sociais manifestando-se nas situações de comunicação. Os resultados destacaram a emergência de o ensino da leitura figurar em todas as disciplinas do currículo escolar os gêneros discursivos como objeto de ensino de leitura, constituindo-se como espaços de interação entre os alunos e destes com o professor.
Abstract: The present research work has investigated reading practices performed by teachers at the second stage of Elementary Education in schools of the public education system. It was grounded on theoretical assumptions of enunciation and discourse genres of Bakhtin and his Circle, that consider reading as an interlocutive action, always implying an active responsive comprehension.
Asunto: Aprendizagem -- Avaliação
Leitura
Gêneros discursivos
Ensino fundamental
Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1590/0104-4060.46325
URI: http://hdl.handle.net/1843/44789
Fecha del documento: ene-2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46325/31746
metadata.dc.relation.ispartof: Educar em revista
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Avaliação das capacidades de leitura.pdf253.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.