Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44789
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Suzana dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T00:51:42Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01T00:51:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.citation.volume | 33 | pt_BR |
dc.citation.issue | 63 | pt_BR |
dc.citation.spage | 221 | pt_BR |
dc.citation.epage | 236 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/0104-4060.46325 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-0411 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44789 | - |
dc.description.abstract | The present research work has investigated reading practices performed by teachers at the second stage of Elementary Education in schools of the public education system. It was grounded on theoretical assumptions of enunciation and discourse genres of Bakhtin and his Circle, that consider reading as an interlocutive action, always implying an active responsive comprehension. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho examinou as práticas de leitura desenvolvidas pelos profes-sores na segunda fase do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos da enunciação e dos gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo, que tomam a leitura como ato interlocuti-vo, implicando sempre uma compreensão responsiva ativa na construção dos sentidos. Para tanto, utilizou-se da observação participante em sala de aula e da análise contrastiva das práticas de leitura. As fontes de dados incluíram gravações, em vídeo, da rotina da sala de aula; entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, análise dos gêneros do discurso em circulação e das práticas de leitura em sala de aula. Como postulado por Bakhtin e Volochinov (2004), a linguagem está sempre “povoada” de interações de outrem. Foi possível identificar, nos episódios em sala de aula, a coexistência de confli-tos, diferentes palavras ideológicas ou linguagens sociais manifestando-se nas situações de comunicação. Os resultados destacaram a emergência de o ensino da leitura figurar em todas as disciplinas do currículo escolar os gêneros discursivos como objeto de ensino de leitura, constituindo-se como espaços de interação entre os alunos e destes com o professor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educar em revista | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Capacidades de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gêneros do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem -- Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Currículos | pt_BR |
dc.title | Avaliação das capacidades de leitura | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading capabilities evaluation | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46325/31746 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avaliação das capacidades de leitura.pdf | 253.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.