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dc.creatorSuzana dos Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T00:51:42Z-
dc.date.available2022-09-01T00:51:42Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.issue63pt_BR
dc.citation.spage221pt_BR
dc.citation.epage236pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.46325pt_BR
dc.identifier.issn1984-0411pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44789-
dc.description.abstractThe present research work has investigated reading practices performed by teachers at the second stage of Elementary Education in schools of the public education system. It was grounded on theoretical assumptions of enunciation and discourse genres of Bakhtin and his Circle, that consider reading as an interlocutive action, always implying an active responsive comprehension.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho examinou as práticas de leitura desenvolvidas pelos profes-sores na segunda fase do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos da enunciação e dos gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo, que tomam a leitura como ato interlocuti-vo, implicando sempre uma compreensão responsiva ativa na construção dos sentidos. Para tanto, utilizou-se da observação participante em sala de aula e da análise contrastiva das práticas de leitura. As fontes de dados incluíram gravações, em vídeo, da rotina da sala de aula; entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, análise dos gêneros do discurso em circulação e das práticas de leitura em sala de aula. Como postulado por Bakhtin e Volochinov (2004), a linguagem está sempre “povoada” de interações de outrem. Foi possível identificar, nos episódios em sala de aula, a coexistência de confli-tos, diferentes palavras ideológicas ou linguagens sociais manifestando-se nas situações de comunicação. Os resultados destacaram a emergência de o ensino da leitura figurar em todas as disciplinas do currículo escolar os gêneros discursivos como objeto de ensino de leitura, constituindo-se como espaços de interação entre os alunos e destes com o professor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectCapacidades de Leiturapt_BR
dc.subjectGêneros do Discursopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem -- Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.titleAvaliação das capacidades de leiturapt_BR
dc.title.alternativeReading capabilities evaluationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46325/31746pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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