Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44800
Type: Artigo de Evento
Title: "Mulheres de vida fácil" conexões entre tempo, prazer e sofrimento no ofício de prostitutas de Belo Horizonte (MG)
Other Titles: Mulheres de vida fácil conexões entre tempo, prazer e sofrimento no ofício de prostitutas de Belo Horizonte (MG)
Authors: Kely Cesar Martins de Paiva
Jefferson Rodrigues Pereira
Letícia Rocha Guimarães
Jane Kelly Dantas Barbosa
Abstract: Trabalhando com o prazer de diversas pessoas diariamente e fazendo valer a máxima de que “tempo é dinheiro”, as prostitutas constituem um grupo de profissionais que estão à margem da sociedade, assim como dos estudos da área de Administração. Deste modo, o objetivo deste artigo é analisar como percepções temporais influenciam vivências de prazer e de sofrimento no trabalho de prostitutas de Belo Horizonte (MG). Para tanto, foi realizado um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, tendo sido abordadas 15 profissionais dos chamados “hotéis de batalha”, localizados numa tradicional “zona” do centro da cidade. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Da análise dos resultados, percebeu-se que as prostitutas associam o tempo a um recurso e isto vincula-se a vivências de prazer e de sofrimento, no sentido de que a administração adequada do tempo (notadamente com velocidade e pontualidade) gera para elas o dinheiro, a principal fonte de prazer do seu trabalho, devido ao que ele pode lhe proporcionar (sustento próprio e de familiares, principalmente). Contudo, esse tempo de trabalho é também fonte de vivências de sofrimento, uma vez que as prostitutas naturalizam e/ou tentam lidar com aquilo que lhes traz incômodos em relação ao trabalho e às consequências que ele acarreta a elas – estigmatização, opressão, discriminação, humilhação, violências etc. – e frente à sociedade, de modo geral.
Subject: Prostituição
Prostitutas
Trabalho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44800
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://anpad.com.br/pt_br/index_event
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro da ANPAD - EnANPAD
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mulheres de Vida Fácil Conexões entre Tempo, Prazer e Sofrimento no Ofício de.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.