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http://hdl.handle.net/1843/44801
Type: | Dissertação |
Title: | Narrativas de docentes LGBTI+ no ensino superior: uma análise das repercussões da cisheteronormatividade nas identidades |
Authors: | Isabella Campos Freitas D'Avila |
First Advisor: | Luiz Paulo Ribeiro |
First Referee: | Aluísio Ferreira de Lima |
Second Referee: | Welson Barbosa Santos |
Third Referee: | Mônia Maria Farid Rahme |
Abstract: | Este estudo teve como propósito analisar as narrativas de pessoas LGBTI+ que exercem a docência no Ensino Superior privado de Belo Horizonte. Como desdobramento deste foram identificadas e descritas as narrativas e as identidades dessas pessoas, tendo como foco as influências da cisheteronormatividade. Ainda foi analisado como as metamorfoses dessas identidades aparecem, considerando as interseccionalidades, as políticas de identidade e as identidades políticas. A construção dos objetivos se deu a partir da compreensão da lógica social na qual se estruturam as relações humanas em uma sociedade que é lida como capitalista, colonial, patriarcal e cisheteronormativa. A partir disso, tomou-se como perspectiva de mundo, para olhar para o objeto de estudo de forma crítica, a interseccionalidade, a decolonialidade, o feminismo (negro, principalmente) e a educação libertadora. O método empregado foi a entrevista narrativa com 10 pessoas LGBTI+ que atuam na docência no Ensino Superior privado de Belo Horizonte. A análise de dados foi elaborada a partir da proposta de Ciampa (1987) e Lima (2010), que buscam localizar as metamorfoses nas identidades. Com as entrevistas foi possível localizar 11 “achados”, percebendo como a interseccionalidade aparece dentro da perspectiva de gênero para as mulheres, como a raça aparece forte para as pessoas negras e a classe como possibilidade de ascensão através da docência. A maneira como falam de si está vinculada a sensação de segurança no espaço educacional e, muitas vezes, aparece através da temática da aula, principalmente quando se fala em Direitos Humanos. Percebeu-se que há uma variedade de maneiras de lidar com a cisheteronormatividade e impossibilidade de se desvencilhar dela por completo, mas cada docente, a partir da prática educacional, demonstrou desenvolver estratégias articuladas com sua identidade para lidar com a estrutura social e trabalhar por uma educação democrática e libertadora. |
Subject: | Educação Professores universitários - Ambiente de trabalho Professores homossexuais - Ambiente de trabalho Professores homossexuais - Narrativas pessoais Discriminação de sexo na educação Identidade sexual na educação Ensino superior Minorias sexuais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44801 |
Issue Date: | 18-Feb-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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