Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Juliana Gambogi Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8284759021266358pt_BR
dc.contributor.referee1Aline Magalhães Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Andréa Sirihal Werkemapt_BR
dc.creatorMaria Clara Ferreira Guimarães Menezespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775120842950327pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T18:18:13Z-
dc.date.available2022-09-02T18:18:13Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44868-
dc.description.abstractBarbey d’Aurevilly, a catholic, monarchist and aristocratic author of the 19th century, develops in his work a "poetics of transgression" that understands the model of the Byronic hero as the ideal character. The present work seeks, firstly, to analyse how such "poetics of transgression" finds its justifications in the historical and societal context in which it develops. Secondly, we seek to expose how such poetics dialogues with the new conceptions of Art elaborated by the romantic discussions of the beginning of the century. Finally, we seek to establish linking points between the Aurevilian and Byronic works, in order to understand how the English poet influenced the creation of female characters in the literature of Barbey d’Aurevilly.pt_BR
dc.description.resumoBarbey d’Aurevilly, autor católico, monarquista e aristocrático do século XIX, desenvolve em sua obra uma poética da transgressão que entende como personagem ideal o modelo do herói byroniano. O presente trabalho busca, primeiro, analisar como tal poética da transgressão encontra justificativas para sua existência no próprio contexto histórico e social no qual se desenvolve. Em segundo lugar, procura-se expor como essa poética dialoga com as novas concepções de Arte elaboradas pelas discussões românticas do início do século. Por último, busca-se estabelecer pontos de conexão entre a obra aureviliana e byroniana, de forma a entender como o poeta inglês influenciou a criação de personagens femininas na literatura de Barbey d’Aurevilly.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectByronismopt_BR
dc.subjectBarbey d’Aurevillypt_BR
dc.subjectSatanismopt_BR
dc.subjectFiguras femininaspt_BR
dc.subjectPoética da transgressãopt_BR
dc.subject.otherBarbeyd’Aurevilly, J. (Jules), 1808-1889. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherByron, George Gordon Byron, Baron, 1788-1824. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura francesa – Séc. XIX – História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada – Francesa e inglesapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada – Inglesa e francesapt_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherSatanismo na literaturapt_BR
dc.subject.otherRomantismopt_BR
dc.titleAs vênus indolentes: a poética da transgressão e byronismo na construção feminina em Barbey d’Aurevillypt_BR
dc.title.alternativeThe indolent venus: The Poetics of transgression and Byronism in Barbey d’Aurevilly's feminine depictionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8699-8021pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.