Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44881
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experiências de pensamento científico em aulas de física
Autor(es): Alexandre Fagundes Faria
Arnaldo de Moura Vaz
Resumen: Governos, entidades e pesquisadores propõem a promoção de experiências escolares que deem aos estudantes oportunidade de mobilizar o pensamento científico, isto é: de usarem conhecimentos de domínio específico e estratégias de domínio geral. Observamos estudantes em situações regulares de sala de aula e tomamos como objeto de investigação suas experiências de pensamento científico. O objetivo da pesquisa foi caracterizar essas experiências de pensamento científico de dois grupos de estudantes que se envolveram na resolução de tarefas sobre dinâmica newtoniana. Participaram 19 voluntários, de 15 a 17 anos, dos cursos técnicos de nível médio em eletrônica e informática de uma escola técnica federal localizada em Belo Horizonte. As atividades propostas aos estudantes são parte regular do curso de Física desde 2010. Não houve intervenção especial para condução da pesquisa. A coleta de dados foi feita durante as aulas com gravações em áudio e vídeo; notas de observação de campo; e fotografias de cadernos dos estudantes e de pôsteres elaborados para apresentação em classe. Selecionamos para análise dois grupos de quatro estudantes, escolhidos com base na sua assiduidade. Transcrevemos episódios em que identificamos experiências de pensamento científico. Essas transcrições, as notas de campo e as fotografias foram trabalhadas no processo de análise dos dados. Para analisar os dados, recorremos à Teoria da Experiência de John Dewey. Nossos resultados indicam que os dois grupos tiveram experiências educativas, mas elas foram qualitativamente distintas. Essa distinção na qualidade das experiências decorre das diferentes maneiras como os estudantes interagiram com as condições dadas para o desenvolvimento das tarefas. Informações adicionais são dadas sobre as circunstâncias escolares em que a pesquisa foi conduzida para melhor avaliação da qualidade dos seus resultados.
Asunto: Educação
Grupos de Aprendizagem
Tutoriais de Física Introdutória
Estratégias de Raciocínio
Pensar e pensamento científicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p266
URI: http://hdl.handle.net/1843/44881
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1058
metadata.dc.relation.ispartof: Investigações em ensino de ciências
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2018_Experiências de pensamento científico em aulas de física.pdf924.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.