Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44884
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A literatura machadiana em sala de aula: estratégias de aplicação para a prática docente
Autor(es): Iago Júnio Donizeti
primer Tutor: Marcelo Chiaretto
primer miembro del tribunal : Allana Mátar de Figueiredo
Segundo miembro del tribunal: Kleber Mazione Lima Ferreira
Resumen: As obras de Machado de Assis são repletas de saberes, plurissignificações e instrumentos de representação social. No entanto, tratam-se de textos considerados, linguisticamente, rebuscados e complexos, o que torna o trabalho docente, muitas vezes, desafiador. Assim, tornase premente a necessidade de elaboração de estratégias de ensino que possam proporcionar o interesse do jovem pela leitura literária considerada cânone. Esta pesquisa tem a finalidade de servir como instrumento de apoio para professores, ao apresentar experiências satisfatórias e de bons resultados com aplicação da literatura machadiana na formação discente. A metodologia adotada para a realização deste trabalho é a revisão de literatura, sendo, ainda, de caráter qualitativo e descritivo, objetivando expor por meio de constatações científicas publicadas em livros, sites e artigos, propostas claras e sobretudo factíveis de abordar as obras machadianas no ambiente escolar. A bibliografia analisada resultou na escolha de alguns artigos considerados relevantes para embasar a temática proposta, como Ariemo (2009), Cosson (2014), Nogueira (2017) e Oliveira (2011), evidenciando o que destaca-se como o principal resultado desta pesquisa, a compreensão de que a leitura dos clássicos é uma prática possível.
Abstract: Machado de Assis' works are full of knowledge, pluri-significations and instruments of social representation. However, these are texts considered linguistically far-fetched and complex, which often makes teaching work challenging. Thus, there is a pressing need to develop teaching strategies that can promote the interest of young people in literary reading considered canon. This research aims to serve as a support instrument for teachers, by presenting satisfactory experiences and good results with the application of Machado's literature in student education. The methodology adopted to carry out this work is the literature review, which is also qualitative and descriptive, aiming to expose, through scientific findings published in books, websites and articles, clear and above all feasible proposals to approach Machado's works in the school environment. The analyzed bibliography resulted in the choice of some articles considered relevant to support the proposed theme, such as Ariemo (2009), Cosson (2014), Nogueira (2017) and Oliveira (2011), evidencing what stands out as the main result of this research, the understanding that reading the classics is a possible practice.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44884
Fecha del documento: 24-may-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Iago Donizeti para POSTAGEM FINAL 03 06.pdf867.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.