Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44884
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A literatura machadiana em sala de aula: estratégias de aplicação para a prática docente
Autor(es): Iago Júnio Donizeti
Primeiro Orientador: Marcelo Chiaretto
Primeiro membro da banca : Allana Mátar de Figueiredo
Segundo membro da banca: Kleber Mazione Lima Ferreira
Resumo: As obras de Machado de Assis são repletas de saberes, plurissignificações e instrumentos de representação social. No entanto, tratam-se de textos considerados, linguisticamente, rebuscados e complexos, o que torna o trabalho docente, muitas vezes, desafiador. Assim, tornase premente a necessidade de elaboração de estratégias de ensino que possam proporcionar o interesse do jovem pela leitura literária considerada cânone. Esta pesquisa tem a finalidade de servir como instrumento de apoio para professores, ao apresentar experiências satisfatórias e de bons resultados com aplicação da literatura machadiana na formação discente. A metodologia adotada para a realização deste trabalho é a revisão de literatura, sendo, ainda, de caráter qualitativo e descritivo, objetivando expor por meio de constatações científicas publicadas em livros, sites e artigos, propostas claras e sobretudo factíveis de abordar as obras machadianas no ambiente escolar. A bibliografia analisada resultou na escolha de alguns artigos considerados relevantes para embasar a temática proposta, como Ariemo (2009), Cosson (2014), Nogueira (2017) e Oliveira (2011), evidenciando o que destaca-se como o principal resultado desta pesquisa, a compreensão de que a leitura dos clássicos é uma prática possível.
Abstract: Machado de Assis' works are full of knowledge, pluri-significations and instruments of social representation. However, these are texts considered linguistically far-fetched and complex, which often makes teaching work challenging. Thus, there is a pressing need to develop teaching strategies that can promote the interest of young people in literary reading considered canon. This research aims to serve as a support instrument for teachers, by presenting satisfactory experiences and good results with the application of Machado's literature in student education. The methodology adopted to carry out this work is the literature review, which is also qualitative and descriptive, aiming to expose, through scientific findings published in books, websites and articles, clear and above all feasible proposals to approach Machado's works in the school environment. The analyzed bibliography resulted in the choice of some articles considered relevant to support the proposed theme, such as Ariemo (2009), Cosson (2014), Nogueira (2017) and Oliveira (2011), evidencing what stands out as the main result of this research, the understanding that reading the classics is a possible practice.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44884
Data do documento: 24-Mai-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iago Donizeti para POSTAGEM FINAL 03 06.pdf867.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.