Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44889
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias competitivas e o nível de foco estratégico: análise de pequenos varejistas de alimentos do Parque Mambucaba
Autor(es): Patrícia Leite da Silva Scatulino
Kamilla Morando Avelar
Carlos Alberto Gonçalves
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar como os pequenos supermercados do bairro Parque Mambucaba, localizado na cidade de Angra dos Reis, região costa verde do estado do Rio de Janeiro, Brasil, estão se mantendo competitivos no mercado local mediante a entrada das grandes redes supermercadistas na cidade. É objetivo deste artigo verificar em qual nível estratégico os pequenos comerciantes vem trabalhando. O embasamento teórico foi construído a partir da aplicabilidade da teoria de Miles e Snow (1979) na área de pequenos empreendimentos do ramo varejista de alimentos, bem como na utilização dos níveis estratégicos definidos por De Wit e Meyer (2010). O trabalho se valeu da abordagem qualitativa, no qual foi realizado um Estudo de Caso Múltiplo (YIN, 2001). A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas que foram gravadas integralmente. Posteriormente, as respostas obtidas foram analisadas à luz das teorias abordadas. Os resultados apontam que as empresas se utilizam da estratégia funcional e orientam seu negócio para o mercado adotando, principalmente, a estratégia defensiva.
Abstract: This work is intended to analyze how the small supermarkets of the Parque Mambucaba neighborhood, located at Angra dos Reis, Rio de Janeiro State, Brazil, are maintaining their competitiveness, on the local market through the entrance of large supermarket chains. It is the goal of this article to verify in what strategic level the small traders are working. Theoretical structure was constructed from the applicability of the theory of Miles e Snow (1979) in the area of small enterprises in the food industry, as well as in the use of two strategic strategies defined by De Wit e Meyer (2010). This work uses qualitative approach based in a Multiple Case Study (YIN, 2001). The data collection was made using the interview that was recorded in the integrality. Subsequently, the answers obtained are analyzed in light of the theories addressed. The results indicate that the companies are using the functional strategy and orienting their business for the market, mainly by adopting a defensive strategy.
Assunto: Estratégia de negócios
Comércio varejista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44889
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.eumed.net/rev/oel/2018/02/index.html
metadata.dc.relation.ispartof: Observatorio de la Economía Latinoamericana
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pequenos-varejistas-alimentos.pdf272.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.