Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44897
Tipo: Tese
Título: Mineração e controvérsias sociocientíficas de forte impacto local na formação continuada de professores
Título(s) alternativo(s): Mining and socio-scientific controversies with strong local impact on continuing teacher education
Autor(es): Daniela Campolina Vieira
primer Tutor: Bernardo Jefferson de Oliveira
primer Co-tutor: Lussandra Martins Gianasi
primer miembro del tribunal : Orlando Gomes de Aguiar Junior
Segundo miembro del tribunal: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
Tercer miembro del tribunal: Luciana Resende Allain
Cuarto miembro del tribunal: Patricia Elaine Perkins
Resumen: Minas Gerais, desde a sua história de formação, tem a mineração como atividade econômica de referência. Essa comumente é vista, até os dias de hoje, como um benefício para o estado e a população. Mas isso não isenta a atividade minerária de diversas controvérsias, especialmente em relação aos seus impactos socioeconômicos locais. Algumas dessas, têm sido visibilizadas após os últimos grandes desastres-crimes-rompimentos ocorridos no estado (Samarco-Vale-BHP em 2015 e Vale S.A. em 2019) que se configuram em processos de desastres tecnológicos, desencadeados, portanto, a partir de falhas humanas. Práticas educativas problematizadas fazem-se cada vez mais necessárias diante dos riscos e incertezas que permeiam territórios afetados pela mineração e suas barragens. Especialmente quando soma-se todo o empenho de empresas em desenvolver ações de marketing socioambiental e engajamento de stakeholders junto a escolas e comunidades em processos de alienação territorial e desinformação organizada. Nesse âmbito, desenvolvemos, sob o viés CTSA, um novo conceito de abordagem didática, Controvérsias Sociocientíficas de Forte Impacto Local (CoSFIL) alicerçado em três eixos teóricos: territorialidade de controvérsias, consciência territorial-cidadã e conflitos ambientais. A metodologia da tese foi organizada em duas diretrizes. A primeira utilizou a cartografia enquanto método de pesquisa-intervenção para traçar o processo de gestação do conceito-abordagem CoSFIL. A segunda diretriz contou com a análise de dados referentes a duas controvérsias sociocientíficas: (in)sustentabilidade da mineração e (in)segurança de barragens de rejeitos. Essas foram abordadas sob o viés de problematização territorial tendo como recorte do Quadrilátero Ferrífero-Aquífero de Minas Gerais. Foram estruturados dois momentos de formação continuada para a coleta de dados: um no Curso de Especialização em Educação em Ciências (Faculdade de Educação) e outro no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Instituto de Ciências Biológicas), ambos na UFMG. Nesses momentos formativos, foram também desenvolvidas metodologias de identificação e problematização territorial de controvérsias. Dentre eles a análise de territorialidade de desastres e o Mapeamento Geoparticipativo de Barragens. Acreditamos que as construções conceituais advindas da tese, sendo a central delas o conceito-abordagem CoSFIL, possam contribuir tanto para campo do ensino em ciências como para a educação geográfica e popular, pensando-se na importância da problematização em processos de formação da consciência territorial-cidadã em contextos conflitos e injustiças ambientais, assim como de riscos de desastres tecnológicos.
Abstract: Minas Gerais, since its formation history, has mining as a reference economic activity. This is commonly seen, to this day, as a benefit to the state and the population. But this does not exempt the mining activity from several controversies, especially in relation to its local socioeconomic impacts. Some of these have been made visible after the last major disasters-crimes-collapse of dams that occurred in the state (Samarco-Vale-BHP in 2015 and Vale S.A. in 2019) that are configured in processes of technological disasters, triggered, therefore, from human failures. Problematized educational practices are increasingly necessary in view of the risks and uncertainties that permeate territories affected by mining and its dams. Especially when all the efforts of companies to develop socio-environmental marketing actions and stakeholder engagement with schools and communities in processes of territorial alienation and purposeful misinformation are added. In this context, we developed, under the CTSA bias, a new concept of didactic approach, Socio-Scientific Controversies of Strong Local Impact (SCSLI) based on three theoretical axes: territoriality of controversies, territorial-citizen awareness and environmental conflicts. The methodology of the thesis was organized in two guidelines. The first used cartography as a research-intervention method to trace the process of gestation of the CoSFIL concept-approach. The second guideline included the analysis of data referring to two socio-scientific controversies: (un)sustainability of mining and (un)safety of tailings dams. These were approached from the perspective of territorial problematization, taking as an example the Iron Quadrangle-Aquifer of Minas Gerais. Two moments of continuing education were structured for data collection: one in the Specialization Course in Science Education (Faculty of Education) and another in the Professional Master's in Biology Teaching (Institute of Biological Sciences), both at UFMG. In these formative moments, methodologies were also developed for the identification and territorial problematization of controversies. Among them the analysis of territoriality of disasters and the Geoparticipatory Mapping of Dams. We believe that the conceptual constructions arising from the thesis, the central one being the SCSLI concept-approach, can contribute both to the field of science teaching and to geographic and popular education, considering the importance of problematization in processes of formation of territorial awareness. -citizen in contexts of conflicts and environmental injustices, as well as risks of technological disasters.
Asunto: Educação
Professores - Formação
Professores de ciências - Formação
Educação ambiental - Aspectos sociais
Educação ambiental - Aspectos políticos
Minas e mineração - Aspectos ambientais
Barragens de rejeitos - Aspectos sociais
Barragens de rejeitos - Aspectos ambientais
Proteção ambiental -- Aspectos educacionais
. Responsabilidade por danos ambientais - Estudo e ensino
Minas e mineração - Acidentes - Aspectos educacionais - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44897
Fecha del documento: 31-may-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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