Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44957
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para paciente candidato ao transplante de fígado
Autor(es): Fernanda Botelho da Silva
primer Tutor: Selme Silqueira de Matos
primer miembro del tribunal : Selme Silqueira Matos
Segundo miembro del tribunal: Daclé Vilma Carvalho
Tercer miembro del tribunal: Aidê Ferreira Ferraz
Resumen: SILVA, Fernanda Botelho da. Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para o paciente candidato ao transplante de fígado. Monografia. 38 f. 2012. A atividade educativa do enfermeiro com o cliente/paciente é considerada antiga e teve origem na Enfermagem Moderna, com Florence Nightingale, no século XIX. Com as transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas, a atividade educativa do enfermeiro tem sido destacada como fundamental para a promoção e manutenção da saúde. Na situação de doença, ela é estratégica para a obtenção da participação do cliente/ paciente no tratamento e reabilitação do paciente em especial aqueles na fila de transplantes . Este estudo teve objetivo de buscar e avaliar evidências disponíveis na literatura quanto ao conhecimento produzido sobre as ações educativas de enfermagem para o paciente, adulto, candidato ao transplante hepático. Utilizou-se a revisão integrativa como método de pesquisa. As bases de dados Lilacs e Medline foram utilizadas para a busca dos estudos, cuja amostra foi de três artigos. Os resultados evidenciaram publicações sobre cuidados de enfermagem no pré-transplante hepático, como o ensino aos pacientes e familiares, a importância do profissional de enfermagem no grupo de transplante e as dificuldades encontradas esse profissional.
Abstract: ABSTRACT SILVA, Fernanda Botelho da. Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para o paciente candidato ao transplante de fígado. Monografia. 38 p. 2012. The educational activities of the nurse with the client/patient is considered old and originated in Modern Nursing, with Florence Nightingale in the nineteenth century. With the socio-cultural transformations that have occurred in recent decades, nursing education activity has been highlighted as crucial for the promotion and maintenance of health. In the situation of disease, it is strategic to obtain the participation of the client / patient in the treatment and rehabilitation of patients especially those on the transplant waiting list. This study aimed to characterize the scientific literature on the nursing educational activities for the patient transplant liver transplantation. Used to integrative review as a research method. The databases Medline and Lilacs were used for the search of the studies, which sampled three articles. The results showed publications on nursing care in the pre liver transplantation, such as teaching to patients and families, the importance of professional nursing in the transplantation group and the difficulties encountered by that this professional education for the patient.
Asunto: Transplante de Fígado
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44957
Fecha del documento: 9-nov-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem Hospitalar

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia de Transplante.pdf122.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.