Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/44957
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para paciente candidato ao transplante de fígado |
Autor(es): | Fernanda Botelho da Silva |
Primeiro Orientador: | Selme Silqueira de Matos |
Primeiro membro da banca : | Selme Silqueira Matos |
Segundo membro da banca: | Daclé Vilma Carvalho |
Terceiro membro da banca: | Aidê Ferreira Ferraz |
Resumo: | SILVA, Fernanda Botelho da. Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para o paciente candidato ao transplante de fígado. Monografia. 38 f. 2012. A atividade educativa do enfermeiro com o cliente/paciente é considerada antiga e teve origem na Enfermagem Moderna, com Florence Nightingale, no século XIX. Com as transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas, a atividade educativa do enfermeiro tem sido destacada como fundamental para a promoção e manutenção da saúde. Na situação de doença, ela é estratégica para a obtenção da participação do cliente/ paciente no tratamento e reabilitação do paciente em especial aqueles na fila de transplantes . Este estudo teve objetivo de buscar e avaliar evidências disponíveis na literatura quanto ao conhecimento produzido sobre as ações educativas de enfermagem para o paciente, adulto, candidato ao transplante hepático. Utilizou-se a revisão integrativa como método de pesquisa. As bases de dados Lilacs e Medline foram utilizadas para a busca dos estudos, cuja amostra foi de três artigos. Os resultados evidenciaram publicações sobre cuidados de enfermagem no pré-transplante hepático, como o ensino aos pacientes e familiares, a importância do profissional de enfermagem no grupo de transplante e as dificuldades encontradas esse profissional. |
Abstract: | ABSTRACT SILVA, Fernanda Botelho da. Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para o paciente candidato ao transplante de fígado. Monografia. 38 p. 2012. The educational activities of the nurse with the client/patient is considered old and originated in Modern Nursing, with Florence Nightingale in the nineteenth century. With the socio-cultural transformations that have occurred in recent decades, nursing education activity has been highlighted as crucial for the promotion and maintenance of health. In the situation of disease, it is strategic to obtain the participation of the client / patient in the treatment and rehabilitation of patients especially those on the transplant waiting list. This study aimed to characterize the scientific literature on the nursing educational activities for the patient transplant liver transplantation. Used to integrative review as a research method. The databases Medline and Lilacs were used for the search of the studies, which sampled three articles. The results showed publications on nursing care in the pre liver transplantation, such as teaching to patients and families, the importance of professional nursing in the transplantation group and the difficulties encountered by that this professional education for the patient. |
Assunto: | Transplante de Fígado Enfermagem Educação em Enfermagem Dissertação Acadêmica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44957 |
Data do documento: | 9-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Enfermagem Hospitalar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Transplante.pdf | 122.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.