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http://hdl.handle.net/1843/44978
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Discutindo o bullying no ensino fundamental |
Autor(es): | Emerson Antônio Junio Gonçalves Ana Cristina Ribeiro Vaz Mariana Karina da Silva Santos Rafaela Borela Tropia Rabelo Sophia Gomes de Ávila Luciano Thays Santos Almeida |
Resumo: | Bullying, termo da língua inglesa que tem como significado “valentão” se refere a todas as formas de atitudes agressivas verbais ou físicas intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente. Tais atitudes podem ser exercidas por um ou mais indivíduos, causando dores e angústia a quem as sofrem. Nas escolas de Educação Básica até pouco tempo atrás, ele era visto como fatos isolados de “briguinhas” entre os colegas e normalmente as famílias e as instituições de ensino não tomavam nenhuma atitude a respeito. Atualmente no Brasil, uma grande parte das escolas não está tão alheia a esse fato, uma vez que elas não se reconhecem como um local apenas para trabalhar o ensino formal, mas também como uma instituição preocupada com a formação cidadã de seus educandos, de direitos e deveres (FILHO, 2004). Percebendo a importância de se trabalhar o tema Bullying no ambiente escolar um grupo de alunos participantes da disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) decidiu pesquisa- lo com o objetivo de sensibilizar os colegas, docentes e servidores técnicos da referida instituição de ensino sobre a importância do tema. Para alcançar tais objetivos os estudantes realizaram uma pesquisa bibliográfica em sites e revistas e elaborou e aplicou um questionário com questões fechadas sobre o Bullying no Brasil e no mundo, a uma mostra de 38 indivíduos com idades entre 10 e 50 anos. Com os resultados tabulados gráficos foram produzidos. Percebeu-se dentre os resultados obtidos que os indivíduos do sexo masculinos sofrem mais Bullying, que indivíduos agredidos se tornam geralmente agressores, que o Bullying geralmente é realizado em grupo e que a grande maioria dos entrevistados se comportou em episódios de Bullying como plateia. Diante do resultado o grupo destaca a importância de se trabalhar o tema no ambiente escolar, seja entre os jovens ou em debates em sala de aula mediados pelo professor. |
Assunto: | Educação Assédio nas escolas Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44978 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Discutindo o bullying no ensino fundamental.pdf | 610 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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