Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45174
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Autor(es): Glauciele da Silva Sobrinho Soares
primer Tutor: Rafael Alves Ferreira Almeida
primer miembro del tribunal : Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso é um portfólio composto por cinco sequências didáticas elaboradas ao longo da Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Cada sequência utiliza uma tecnologia digital diferente, abordando os campos da História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Arte, trazendo propostas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tal mescla nos campos de conhecimento foi intencionalmente escolhida para mostrar que todas as áreas são importantes para a formação integral do aluno e que cada idade tem sua importância na construção do conhecimento do sujeito. As ferramentas utilizadas foram Infográfico, Geo Mapa, Prezi, Podcast e Pinterest, respectivamente. E após toda a construção desse trabalho foi possível perceber que o desafio é grande para o professor que vai utilizar as tecnologias digitais. No entanto, é muito importante o seu uso sala de aula explorando todas as suas potencialidades para colaborar com a formação integral dos alunos, nascidos na era digital, gerando envolvimento e criando oportunidades de aprendizagem significativas.
Abstract: This course conclusion work is a portfolio composed of five didactic sequences elaborated during the Specialization in Digital Technologies and Education 3.0. Each sequence uses a different digital technology, covering the fields of History, Geography, Sciences, Portuguese Language and Art, bringing proposals for Early Childhood Education and Elementary Education. Such mixture in the fields of knowledge was intentionally chosen to show that all areas are important for the integral education of the student and that each age has its importance in the construction of the subject's knowledge. The tools used were Infographic, Geo Mapa, Prezi, Podcast and Pinterest, respectively. And after all the construction of this work, it was possible to realize that the challenge is great for the teacher who will use digital technologies. However, its use in the classroom is very important, exploring all its potentialities to collaborate with the integral formation of students, born in the digital age, generating involvement and creating significant learning opportunities.
Asunto: Educação infantil - Tecnologias digitais
Educação infantil - Sequências didáticas - Material didático
Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45174
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.