Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafael Alves Ferreira Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3142378164178764pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújopt_BR
dc.creatorGlauciele da Silva Sobrinho Soarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2308525461293806pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T14:03:52Z-
dc.date.available2022-09-14T14:03:52Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45174-
dc.description.abstractThis course conclusion work is a portfolio composed of five didactic sequences elaborated during the Specialization in Digital Technologies and Education 3.0. Each sequence uses a different digital technology, covering the fields of History, Geography, Sciences, Portuguese Language and Art, bringing proposals for Early Childhood Education and Elementary Education. Such mixture in the fields of knowledge was intentionally chosen to show that all areas are important for the integral education of the student and that each age has its importance in the construction of the subject's knowledge. The tools used were Infographic, Geo Mapa, Prezi, Podcast and Pinterest, respectively. And after all the construction of this work, it was possible to realize that the challenge is great for the teacher who will use digital technologies. However, its use in the classroom is very important, exploring all its potentialities to collaborate with the integral formation of students, born in the digital age, generating involvement and creating significant learning opportunities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso é um portfólio composto por cinco sequências didáticas elaboradas ao longo da Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Cada sequência utiliza uma tecnologia digital diferente, abordando os campos da História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Arte, trazendo propostas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tal mescla nos campos de conhecimento foi intencionalmente escolhida para mostrar que todas as áreas são importantes para a formação integral do aluno e que cada idade tem sua importância na construção do conhecimento do sujeito. As ferramentas utilizadas foram Infográfico, Geo Mapa, Prezi, Podcast e Pinterest, respectivamente. E após toda a construção desse trabalho foi possível perceber que o desafio é grande para o professor que vai utilizar as tecnologias digitais. No entanto, é muito importante o seu uso sala de aula explorando todas as suas potencialidades para colaborar com a formação integral dos alunos, nascidos na era digital, gerando envolvimento e criando oportunidades de aprendizagem significativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação infantil - Tecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherEducação infantil - Sequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental - Tecnologias digitaispt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.