Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45196
Type: Artigo de Periódico
Title: Internacionalização de micro, pequenas e médias empresas: uma avaliação sobre o processo decisório estratégico
Other Titles: Internationalization of micro, small and medium-sized enterprises: an evaluation of strategic decision-making process
Authors: Roberto Marinho Figueiroa Zica
Carlos Alberto Gonçalves
Henrique Cordeiro Martins
Abstract: Com o aumento da competição das empresas por novos mercados e a manutenção das posições conquistadas nos nichos em que atuam, os executivos têm buscado formas de atuar em mercados ainda pouco explorados, bem como refinar modelos de gestão já utilizados, de modo a superar os desafios impostos. Em âmbito mundial, esse aceleramento da competição estimula a adoção de novas ferramentas de gestão, ações de exploitation e exploration, a flexibilização de barreiras para produtos e serviços, a customização de bens e a melhor interface com os novos mercados consumidores. Com o acesso viabilizado aos mercados internacionais, determinados tipos de empresas optam pela estratégia de expandirem suas operações a outros países, o que pode ocorrer em várias formas diferentes, podendo se constituir como a maior dimensão do processo contínuo de estratégia. Embora a internacionalização seja historicamente associada a empresas multinacionais, tendências mais recentes sugerem que o mercado internacional está cada vez mais povoado por micro, pequenas e médias empresas. A questão proeminente para este trabalho é a compreensão sobre quais razões motivam ou desmotivam os empresários de pequenos negócios a expandirem suas operações a outros países e, sobretudo, como ocorre o processo desta decisão na ação de internacionalizar seus negócios.
Abstract: With the increase of the enterprise competition for new markets and the maintenance of the conquered positions at the areas in which they operate, the executives have been searching ways to operate in less exploited markets, as well as refine models of management that are already used, in order to overcome the imposed challenges. In a worldwide context, this competition acceleration stimulates the adoption of new managing tools, exploitation and exploration actions, barriers loosening for the products and services, goods customization and the best interface with new market’s consumers. With the granted access at the international market, certain types of enterprises choose the strategy to expand its operations to other countries, which can occur in many different ways, where it can act as a major dimension of the ongoing strategy process. Although the internationalization has been associated with the multinational enterprises, mostly trends suggest that the international market has been increasingly populated by micro, small and medium enterprises. The main question for this work is the comprehension about which actions motivate or discourage the small business entrepreneurs to expand their operations to other countries and, mainly, how this decision process occurs at the action for internationalize their business.
Subject: Pequenas e médias empresas
Estratégia de negócios
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 1014211/regepe.v5i3.398
URI: http://hdl.handle.net/1843/45196
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://regepe.org.br/regepe/issue/view/18
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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