Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45341
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | As conjunções e as locuções conjuntivas: proposta de ensino sobre a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas |
Authors: | Fernanda Bretas Santos |
First Advisor: | Eliane Mourão |
Abstract: | Este projeto tem como objeto de ensino a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas. Porque, como afirma Antunes (2005, p. 57), esses conectores têm por função não só interconectar enunciados, mas principalmente a função de indicar a “orientação discursivo-argumentativa que o autor pretende emprestar a seu texto”. Pretende-se ao final, mostrar outra forma de tratar as conjunções que não seja a mera atividade de identificação de fragmentos linguísticos em frases soltas com cobrança da metalinguagem. Já que, ao analisarmos alguns exemplos de atividades atualmente utilizadas por professores de português percebemos que é isso que ainda acontece. Assim, proporemos atividades de interpretação e produção textual para que os alunos passem a depreender o sentido pretendido pelo uso de cada conjunção e possam também utilizar o conector correto para estabelecer o tipo de relação adequada na produção textual, como por exemplo, a relação de causalidade, consequência etc. |
Subject: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45341 |
Issue Date: | 28-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FernandaBretasSantos_Conjunçoes- versão final.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.