Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45341
Type: Monografia (especialização)
Title: As conjunções e as locuções conjuntivas: proposta de ensino sobre a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas
Authors: Fernanda Bretas Santos
First Advisor: Eliane Mourão
Abstract: Este projeto tem como objeto de ensino a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas. Porque, como afirma Antunes (2005, p. 57), esses conectores têm por função não só interconectar enunciados, mas principalmente a função de indicar a “orientação discursivo-argumentativa que o autor pretende emprestar a seu texto”. Pretende-se ao final, mostrar outra forma de tratar as conjunções que não seja a mera atividade de identificação de fragmentos linguísticos em frases soltas com cobrança da metalinguagem. Já que, ao analisarmos alguns exemplos de atividades atualmente utilizadas por professores de português percebemos que é isso que ainda acontece. Assim, proporemos atividades de interpretação e produção textual para que os alunos passem a depreender o sentido pretendido pelo uso de cada conjunção e possam também utilizar o conector correto para estabelecer o tipo de relação adequada na produção textual, como por exemplo, a relação de causalidade, consequência etc.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45341
Issue Date: 28-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FernandaBretasSantos_Conjunçoes- versão final.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.