Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45400
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Obstacles to innovation in Brazil: The lack of qualified individuals to implement innovation and establish university–firm interactions
Título(s) alternativo(s): Obstáculos à inovação no Brasil: A falta de pessoas qualificadas para implementar a inovação e estabelecer interações universidade-empresa
Autor(es): Márcia Siqueira Rapini
Tulio Chiarini
Pablo Felipe Bittencourt
Resumo: Through an investigation of data available from the Brazilian Innovation Survey (Pesquisa de Inovação) of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) and from a national survey on university–firm interactions (the BR Survey), the authors show that Brazilian industrial firms lack qualified individuals for two key activities: the promotion of innovation and the establishment of a dialogue between universities and firms. Brazilian firms’ weaknesses and the inadequacy of the workforce supply generate scarce (or inadequate) ‘know-why’. Furthermore, a restricted perspective in Brazilian universities, focused on creating a more educated society rather than augmenting the stock of technological knowledge, constrains the generation of ‘know-what’ and ‘know-who’.
Abstract: Por meio de uma investigação de dados disponíveis na Pesquisa de Inovação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e de uma pesquisa nacional sobre interações universidade-empresa (BR Survey), os autores mostram que as empresas industriais brasileiras carecem de pessoas qualificadas para duas atividades-chave: a promoção da inovação e o estabelecimento de um diálogo entre universidades e empresas. As fraquezas das empresas brasileiras e a inadequação da oferta de mão de obra geram um “know-why” escasso (ou inadequado). Além disso, uma perspectiva restrita nas universidades brasileiras, focada na criação de uma sociedade mais educada ao invés de aumentar o estoque de conhecimento tecnológico, constrange a geração de 'saber-o que' e 'saber-quem'.
Assunto: Universidade empresa
Inovação
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
Identificador DOI: https://doi.org/10.1177/09504222176985
URI: http://hdl.handle.net/1843/45400
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0950422217698524
metadata.dc.relation.ispartof: Industry & Higher Education
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.