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http://hdl.handle.net/1843/45414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ângela Maria Resende Vorcaro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8320150760770693 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gilson de Paulo Moreira Ianinni | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fábio Santos Bispo | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Monica Maria Farid Rahme | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Julieta Jerusalinsky | pt_BR |
dc.creator | Isabela Vieira de Almeida Cardoso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6617803152499144 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-23T12:44:10Z | - |
dc.date.available | 2022-09-23T12:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45414 | - |
dc.description.resumo | A tese aborda os processos de subjetivação de crianças e adolescentes em instituições de acolhimento temporário. O risco de anonimato em que a separação compulsória de sua linhagem familiar as lança, promovido pelo Estado como medida de proteção, problematiza os limites da atenção psicológica a elas dedicados. A oferta de um espaço para brincar, compreendido como sintoma constituinte do sujeito na infância, ampliou suas condições de subjetivação. O trabalho psíquico em relação a operações em que a estruturação se fundamenta, permitiu-lhes um cuidado singularizado frente à tensão particular-universal comum às normativas institucionais. Propõe-se as operações psíquicas do Fort-Da e seus jogos precursores como fundamento suficientemente orientador da intervenção nesses sujeitos expostos à descontinuidade de sua existência em relação à linhagem. O campo de transposição de suas referências subjetivas primárias, enquanto infans para sua inscrição singular como ser falante, foi sustentado nos encontros com a pesquisadora brincante. Nessa modalidade de intervenção fora do setting, a psicanalista objetivou propulsar os distintos movimentos que os jogos estruturantes poderiam ganhar para fazer circular a palavra dita ou representada desses sujeitos. Abordamos os processos inconscientes das formações oníricas e dos chistes para situar a condição de linguagem do infans, mensagem enigmática a ser decifrada pelo adulto disposto a se restituir da materialidade com que a palavra é tratada pelas moções pulsionais primárias. Esclarecemos etapas da constituição subjetiva para a compreensão da formação do aparelho psíquico atrelado à aquisição simbólica. O dinamismo de seu funcionamento demarca as diferentes qualidades de inscrição psíquica, acentuando a necessidade de o adulto operar uma manobra com a linguagem para acolher o infans em sua originalidade. Apreciamos o brincar como laborioso trabalho psíquico que desperta a ação motora como via de acesso ao mundo. Através dos recursos de representação lúdicos, a criança não naufraga pela vivacidade sensível que a acomete na visita compulsória à existência. O livre trânsito das moções pulsionais primárias permite a ela inscrever elementos inconscientes mesmo sem a ação efetiva do pré-consciente pela representação de coisa. Através das imagens de suas encenações, a criança entra na rede simbólica do Outro que a constitui, articulando uma invenção do sujeito. Por isso, pensamos o brincar como uma operação psíquica de potencial criativo. As crianças e as adolescentes abrigadas puderam brincar de se encenar e inscreveram elementos psíquicos extraordinários que se tornaram operantes em sua subjetivação. Além disso, compuseram os dramas ficcionais que as acometiam através das encenações. Elas atualizaram em suas invenções o ritmo alternante dos jogos de ocultação que exercitam os elementos basilares do significante, viabilizando formas alternativas de inscrições libidinais. Assim, propomos a presença de brincantes afetados pela escuta psicanalítica no espaço institucional como possível via de acesso à subjetivação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fort-Da | pt_BR |
dc.subject | Jogos estruturantes | pt_BR |
dc.subject | Processos subjetivos | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Instituições de acolhimento | pt_BR |
dc.title | A dimensão estruturante do brincar : uma possibilidade de intervenção orientada pela ética da psicanálise no acolhimento de crianças institucionalizadas? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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File | Description | Size | Format | |
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A DIMENSÃO ESTRUTURANTE DO BRINCAR.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
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