Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45474
Tipo: Tese
Título: Estética e dessubjetivação em Deleuze
Autor(es): Leandro Lelis Matos
Primeiro Orientador: Virginia de Araújo Figueiredo
Primeiro membro da banca : Gisele Soares Gallicchio (UNILAB)
Segundo membro da banca: Juliana Soares Bom-Tempo (UFU)
Terceiro membro da banca: Cíntia Vieira da Silva (UFOP)
Quarto membro da banca: Ivan Domingues (UFMG)
Resumo: O objetivo desta tese é investigar o problema da estética em Deleuze a partir do conceito de dessubjetivação. O ponto de partida do trabalho é a hipótese de que a questão da estética pode ser um dos principais caminhos a guiar uma leitura do pensamento deleuziano, sobretudo, no que diz respeito a uma nova maneira de pensar independente da racionalidade subjetiva. A verificação dessa hipótese percorrerá quatro momentos necessários e decisivos: 1) a abordagem do conceito de diferença em si mesma que nos fornecerá a base indispensável para pensar a questão da estética na chave da sensação. 2) A apropriação do conceito de repetição em diálogo com as sínteses pré-subjetivas no tempo e no inconsciente. Junto com a diferença, esse poderoso e importante conceito deleuziano de repetição pretende liberar o pensamento de sua tradicional amarra ou obstáculo, espécie de impedimento que atravessa talvez toda a história da filosofia ocidental desde a modernidade até hoje, que é a representação. 3) A análise da noção de empirismo transcendental, cujas bases não estão mais subordinadas às coordenadas sujeito e objeto, como uma legítima e inédita proposta de Deleuze de um pensamento sensível. 4) Finalmente, o percurso pela relação corpo e linguagem a fim de investigar em que medida o problema da estética em Deleuze se produz mais como uma “prática”, a qual livre do sistema (teológico) do juízo, é capaz de suscitar novos modos de existência.
O objetivo desta tese é investigar o problema da estética em Deleuze a partir do conceito de dessubjetivação. O ponto de partida do trabalho é a hipótese de que a questão da estética pode ser um dos principais caminhos a guiar uma leitura do pensamento deleuziano, sobretudo, no que diz respeito a uma nova maneira de pensar independente da racionalidade subjetiva. A verificação dessa hipótese percorrerá quatro momentos necessários e decisivos: 1) a abordagem do conceito de diferença em si mesma que nos fornecerá a base indispensável para pensar a questão da estética na chave da sensação. 2) A apropriação do conceito de repetição em diálogo com as sínteses pré-subjetivas no tempo e no inconsciente. Junto com a diferença, esse poderoso e importante conceito deleuziano de repetição pretende liberar o pensamento de sua tradicional amarra ou obstáculo, espécie de impedimento que atravessa talvez toda a história da filosofia ocidental desde a modernidade até hoje, que é a representação. 3) A análise da noção de empirismo transcendental, cujas bases não estão mais subordinadas às coordenadas sujeito e objeto, como uma legítima e inédita proposta de Deleuze de um pensamento sensível. 4) Finalmente, o percurso pela relação corpo e linguagem a fim de investigar em que medida o problema da estética em Deleuze se produz mais como uma “prática”, a qual livre do sistema (teológico) do juízo, é capaz de suscitar novos modos de existência.
Abstract: The aim of this thesis is to investigate the problem of aesthetics in Deleuze from the concept of desubjectivation. The starting point of the work is the hypothesis that the question of aesthetics may be one of the main ways to guide a reading of Deleuzian thought, above all, with regard to a new way of thinking independently of subjective rationality. The verification of this hypothesis will go through four necessary and decisive moments: 1) the approach of the concept of difference in itself that will provide us with the indispensable basis to think the question of aesthetics in the key of sensation. 2) The appropriation of the concept of repetition in dialogue with pre-subjective syntheses in time and in the unconscious. Along with the difference, this powerful and important Deleuzian concept of repetition aims to release the thought of its traditional bond or obstacle, a kind of impediment that runs through perhaps the entire history of Western philosophy from modernity to today, which is the representation. 3) The analysis of the notion of transcendental empiricism, whose bases are no longer subordinated to the subject and object coordinates, as a legitimate and unprecedented proposal by Deleuze for a sensitive thought. 4) Finally, the path through the relationship between body and language in order to investigate to what extent the problem of aesthetics in Deleuze is produced more as a “practice”, which is freed from the (theological) system of judgment, is capable of giving rise to new modes of existence.
The aim of this thesis is to investigate the problem of aesthetics in Deleuze from the concept of desubjectivation. The starting point of the work is the hypothesis that the question of aesthetics may be one of the main ways to guide a reading of Deleuzian thought, above all, with regard to a new way of thinking independently of subjective rationality. The verification of this hypothesis will go through four necessary and decisive moments: 1) the approach of the concept of difference in itself that will provide us with the indispensable basis to think the question of aesthetics in the key of sensation. 2) The appropriation of the concept of repetition in dialogue with pre-subjective syntheses in time and in the unconscious. Along with the difference, this powerful and important Deleuzian concept of repetition aims to release the thought of its traditional bond or obstacle, a kind of impediment that runs through perhaps the entire history of Western philosophy from modernity to today, which is the representation. 3) The analysis of the notion of transcendental empiricism, whose bases are no longer subordinated to the subject and object coordinates, as a legitimate and unprecedented proposal by Deleuze for a sensitive thought. 4) Finally, the path through the relationship between body and language in order to investigate to what extent the problem of aesthetics in Deleuze is produced more as a “practice”, which is freed from the (theological) system of judgment, is capable of giving rise to new modes of existence.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45474
Data do documento: 31-Mai-2021
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