O problema da antropologia filosófica e suas implicações éticas na filosofia de Paul Ricoeur
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Telma de Souza Birchal
Carlos Roberto Drawin
Noeli Dutra Rossato
Luiz Rohden
Carlos Roberto Drawin
Noeli Dutra Rossato
Luiz Rohden
Resumo
O objetivo desta tese é investigar o problema da antropologia filosófica e suas implicações éticas na filosofia de Paul Ricoeur. Nossa hipótese parte da compreensão de que antropologia filosófica e ética, no pensamento de Ricoeur, estão interligadas. Ao se refletir sobre o ser humano, pensa-se também a ação desse no mundo. É a partir dessa relação que surge a noção do homem capaz na reflexão ricoeuriana. A ideia de homem capaz será apresentada como um possível fio condutor na relação entre antropologia filosófica e ética na obra de Paul Ricoeur. Ao descrever o sujeito como capaz e, nesse sentido, capaz de assumir e correr os riscos da ação, inclusive de falhar, Ricoeur parte da compreensão de que o ser humano é um ser de ação. O ser humano capaz também será entendido como um ser falível. A ideia de capacidade revela também que o ser humano pode ser entendido como um ser aberto à transcendência. A abertura do ser humano capaz à transcendência possibilita um novo horizonte de sentido e de ação do ser humano diante da vida e do outro. Por fim, em nossa conclusão, mostraremos que a esperança florescerá no horizonte do homem capaz. Essa antropologia se colocará na direção contrária à do niilismo, afirmando a vida mesmo diante de uma realidade dura e complexa.
Abstract
Assunto
Palavras-chave
Homem falível, Homem capaz, Transcendência, Sentido, Esperança