Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45495
Type: Tese
Title: “Só assim você me escuta ”: arranjos disposicionais dissensuais do aparecimento público de pixadores no contexto do combate ao pixo em Belo Horizonte
Authors: Ana Karina de Carvalho Oliveira
First Advisor: Ângela Cristina Salgueiro Marques
First Referee: José Luiz Warren Jardim Gomes Braga
Second Referee: Jean-Luc Pascal Moriceau
Third Referee: Marco Aurélio Máximo Prado
metadata.dc.contributor.referee4: Laura Guimarães Corrêa
Abstract: Esta tese parte de nove eventos, realizados entre 2014 e 2016, que se dedicaram à discussão sobre o tratamento conferido pelo poder público de Belo Horizonte à pixação e aos pixadores. Os eventos, realizados em espaços diversos, com propostas e formatos distintos e organizados por diferentes sujeitos, grupos ou instituições, tiveram em comum o aparecimento público e a participação de pixadores, que assumiam publicamente tal identidade – definida legalmente como criminosa – e tomavam a palavra para expressar suas próprias narrativas sobre a pixação. Nesse movimento, esses sujeitos questionaram perspectivas e dados fornecidos por representantes do próprio poder público (ou diante deles) legislativo, executivo ou judiciário. A partir desse contexto, a pesquisa tem como objetivo montar dissensualmente a cena comunicacional e política do debate sobre o tratamento conferido à pixação pelo poder público de Belo Horizonte. Esse trabalho toma como singularidade o aparecimento público e a participação dos pixadores em processos de discussão, buscando refletir, a partir desse processo, também sobre os diálogos/negociações que eles estabelecem com outros sujeitos nesses contextos, com atenção aos modos de sua inscrição e engajamento nessa cena e à disputa de sentidos e saberes sobre a pixação e sua relação com a cidade. A tese se organiza em dois principais momentos: o primeiro, de construção metodológica; o segundo, de trabalho com os dados da pesquisa. A construção metodológica tem como base uma articulação entre os conceitos de cena de dissenso (RANCIÈRE, 1996; 2009a; 2009b; 2018) e dispositivo (FOUCAULT, 1994; DELEUZE, [1989] 2001), sobretudo a partir de sua apropriação por Braga (2001a; 2010b; 2011; 2012; 2018) para a formulação das noções de “dispositivos interacionais” e “arranjos disposicionais”. Essa articulação resulta na proposta de um “arranjo disposicional dissensual” como um método da igualdade que possibilite lançar um olhar sobre o potencial comunicacional e político daquela realidade, identificando os elementos que a configuram e as relações que eles estabelecem para, então, dispô-los dissensualmente, ignorando as determinações hierárquicas que definem o que, nesse cenário, deve ser tomado como importante e legítimo. No trabalho com os dados, num primeiro momento, é feita uma reconstituição descritiva dos eventos, entendendo-os como dispositivos interacionais e criando um terreno comum de observação que permite verificar tanto as regularidades que surgem naqueles dispositivos quanto suas particularidades. Num segundo momento, esses dispositivos são desmontados e rearrajandos dissensualmente a partir dos blocos temáticos identificados nas expressões dos próprios pixadores – falas, músicas, escritos – e da exploração dos sentidos e das relações que eles estabelecem com os demais elementos e sujeitos que configuram a cena. As teorias são acionadas não como embasamento para a análise ou interpretação de um objeto, mas em um diálogo (polêmico) com as expressões daqueles sujeitos.
Abstract: This thesis is based on nine events, held between 2014 and 2016, that were devoted to the discussion about the treatment conferred by the public power of Belo Horizonte to the pixação and the pixadores. The events, held in different spaces, with different proposals and formats and organized by different subjects, groups, or institutions, had in common the public appearance and the participation of pixadores, who publicly assumed such identity - defined legally as criminal - and took the floor to express their own narratives about the pixação. In this movement, these subjects have often questioned perspectives and data provided by representatives of the legislative, executive, or judicial public authority (or before them). From this context, the research aims at dissensually assembling the communication and political scene of the debate about the treatment given to the acts of pixação by the public power of Belo Horizonte. This work takes as singularity the public appearance and the participation of the pixadores in processes of discussion, trying to reflect, from this process, also on the dialogues / negotiations that they establish with other subjects in these contexts, with attention to the ways of its enrollment and engagement in this scene and to the dispute of senses and knowledge about the pixação and its relation with the city. The thesis is organized in two main moments: the first, methodological construction; the second, working with the research data. The methodological construction is based on an articulation between the concepts of the scene of dissensus (RANCIÈRE, 1996a, 2009a, 2009b, 2018) and arrangements (FOUCAULT, 1994, DELEUZE, [1989] 2001), especially since its appropriation by Braga 2001a; 2010b; 2011; 2012; 2018) for the formulation of the notions of “interactional arrangements” and “dispositional arrangements”. This articulation results in the proposition of a “dissensual dispositional arrangement” as a method of equality that enables us to take a look at the communicational and political potential of that reality, identifying the elements that shape it and the relationships that they establish to then dispose them dissentingly, ignoring the hierarchical determinations that define what in this scenario must be taken as important and legitimate. In the work with the data, in a first moment, a descriptive reconstitution of the events is made, understanding them like interactional devices and creating a common ground of observation that allows to verify both the regularities that appear in those arrangements as well as their peculiarities. Secondly, these arrangements are disassembled and rearranged dissensually from the thematic excerpts identified in the expressions of the pixadores themselves – speech, music, writing – and the exploration of the senses and the relations they establish with the other elements and subjects that configure the scene. Theories are triggered not as a basis for the analysis or interpretation of an object, but in a (controversial) dialogue with the expressions of those subjects.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45495
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_anakarina_ppgcom.pdf6.65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons