Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45514
Tipo: Dissertação
Título: Enredando a música popular brasileira : torções do tempo nas textualidades do coletivo Rimas & Melodias
Autor(es): Francielle Neves de Souza
Primeiro Orientador: Phellipy Pereira Jácome
Primeiro membro da banca : Elton Antunes
Segundo membro da banca: Juliana Freire Gutmann
Resumo: Este trabalho busca investigar políticas do tempo encampadas por mulheres negras, a partir dos fluxos temporais do coletivo Rimas&Melodias. A escolha pelo grupo, formado por rappers e cantoras brasileiras, se dá pelas complexidades temporais que a rede textual do qual ele emerge parece congregar, chocando-se com a tradição oficial da música popular brasileira. Buscando compreender esse movimento tensionador, a pesquisa parte da hipótese de que, ao costurar temporalidades diversas, Rimas&Melodias torce a narrativa mais consolidada sobre o cancioneiro brasileiro, que é ancorada em uma perspectiva moderna e linear do tempo, e desvela narrativas historicamente apagadas. O trabalho visa compreender, então, que tradições e quais temporalidades são instauradas a partir desse gesto de revisão historiográfica. Para isso, recorre-se à proposição do “tempo do enredamento” (MBEMBE, 2017) como chave teórica e metodológica, de modo que dela emergem três figuras de historicidade proveitosas para analisar as textualidades do grupo, a saber, 1) as corporeidades; 2) o sentido de coletivo e 3) a construção de referências.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45514
Data do documento: 10-Ago-2021
Término do Embargo: 10-Ago-2023
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