Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45576
Tipo: Dissertação
Título: Descortinando estudos em masculinidades : os caminhos da pesquisa em psicologia sobre homens no Brasil
Título(s) alternativo(s): Masculinities studies : psychology research on men in Brazil
Autor(es): Walter Aristóteles Oliveira Miez
primer Tutor: Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento
primer miembro del tribunal : Sergio Dias Cirino
Segundo miembro del tribunal: Diemerson Saquetto
Resumen: A Psicologia como campo de saber é chamada a compreender processos de invisibilização e subalternização de experiências, tais como o processo de masculinização de homens. Os estudos em masculinidades e sobre homens é contemporâneo e reflexo dos movimentos feministas, sendo só a partir da década de 1990 que essas discussões ganham espaço nas universidades e passam a fomentar políticas públicas pensadas a partir das assimetrias de gênero. Sendo as produções acadêmicas fundamentais para instituição de campos do saber e linhas de pesquisa, partindo da metodologia do Estado da Arte, realizamos a meta-análise de dois estudos a partir de dados dispostos no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao aproximarmos e distanciarmos os resultados de estudos acerca de pesquisas em masculinidade e sobre homens produzidos pelos Programas de Pós-Graduação em Psicologia entre os anos de 1994 e 2018, obtivemos um panorama sobre quem, onde e a partir de que lentes esses são construídos. A partir da análise desse panorama parece-nos que estudos sobre homens em Psicologia ainda reconhecem esse termo como representante de uma categoria universal que referencia o ser humano e estão interessados em pensar a experiência de ser homem na vivencia cotidiana, voltando, assim, seus interesses para aspectos microssociais. Já os estudos em masculinidade parecem voltados para aspectos macrossociais como as dimensões que constroem homens nessa cultura.Destacamos também a importância de se introduzir critérios socioculturais como filtros em catálogos de indexação de pesquisas. Essa estratégia possibilita entender quem tem pesquisado sobre determinado campo teórico e dialogar de maneira mais afinado com as(os) interlocutoras(es) em uma pesquisa, auxiliando na promoção da inserção social, critério de avaliação estabelecido pela CAPES.
Abstract: Psychology, as a field of knowledge, is called upon to understand processes of invisibility and subalternation of experiences, such as the masculinization process of men. Studies on masculinities and on men are contemporary and a result of feminist movements, and only from the 1990s on, have these discussions gained space in universities thus beginning to foment public policies based on gender asymmetries. Since academic productions are fundamental for the establishment of fields of knowledge and lines of research, based on the State-of-the-Art methodology, we conducted a meta-analysis of two studies based on data provided in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Personnel of Higher Education (CAPES). By comparing and contrasting the results of researches on masculinity and on men produced by the Graduate Programs in Psychology from 1994 through 2018, we have obtained an overview of about whom, where and from which perspectives those studies are built. From the analysis of this scenario, it seems that studies on men in Psychology still recognize this term as representing a universal category that references the human being, and such studies are interested in thinking about the experience of being a man in everyday life, thus focusing their interests on micro-social aspects. Studies in masculinity, on the other hand, seem to focus on macro-social aspects such as the dimensions that build men in this culture. We also highlight the importance of introducing sociocultural criteria as filters in search indexing catalogs. This strategy makes it possible to understand who has been researching on a certain theoretical field and to dialogue more closely with the interlocutors in a research, helping to promote social inclusion, an evaluation criterion established by CAPES.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45576
Fecha del documento: 14-feb-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Walter Miez - Modelo Repositorio UFMG.pdfDissertação Walter Miez7.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.