Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45642
Tipo: Tese
Título: A elaboração da memória em Rithy Panh
Título(s) alternativo(s): The elaboration of memory in Rithy Panh
Autor(es): Tomyo Costa Ito
Primeiro Orientador: César Geraldo Guimarães
Primeiro membro da banca : Patrícia Furtado Mendes Machado
Segundo membro da banca: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
Terceiro membro da banca: Claudia Cardoso Mesquita
Quarto membro da banca: Eduardo Antônio de Jesus
Resumo: Esta pesquisa se dedica ao estudo da filmografia do cineasta cambojano Rithy Panh, em seu esforço de elaboração do passado traumático do seu país. Buscou-se analisar quatro documentários do diretor que abordam o genocídio perpetrado pelo regime do Khmer Vermelho no Camboja, no período de 1975 a 1979. Para compreender o trabalho de memória realizado pelo cineasta, a tese se apoiou em estudos da filosofia da história (Walter Benjamin) e da psicanálise (Freud e Lacan). A análise fílmica investigou a relação peculiar entre quem filma e quem é filmado, as narrativas de testemunho e a ressignificação das imagens de arquivo. Foram identificadas quatro modalidades de elaboração cinematográfica da memória coletiva cambojana: a nomeação em Bophana, uma tragédia cambojana (1996), o encontro em S-21, a máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), o confronto em Duch, o mestre das forjas do inferno (2011) e a rememoração em A imagem que falta (2013).
Abstract: This research studies the filmography of Cambodian filmmaker Rithy Panh, in his effort in the elaboration of the traumatic past of his country. We sought to analyze four of his documentaries that address the genocide perpetrated by the Khmer Rouge regime in Cambodia, from 1975 to 1979. To understand the filmmaker's work of memory, the thesis was based on studies of the philosophy of history (Walter Benjamin) and psychoanalysis (Freud and Lacan). The film analysis investigated the peculiar relationship between who films and who is filmed, the testimony narratives and the resignification of archival images. Four modalities of cinematographic elaboration of Cambodian collective memory were identified: the nomination in Bophana, a Cambodian Tragedy (1996), the encounter in S-21: The Khmer Rouge Killing machine (2002), the confrontation in Duch, Master of the Forges of Hell (2011) and the remembrance in The Missing Picture (2013).
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45642
Data do documento: 30-Nov-2021
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