Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45674
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dc.creatorDeise Silva de Oliveira Nillespt_BR
dc.creatorKely Cesar Martins de Paivapt_BR
dc.creatorMichelle de Souza Rochapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T15:03:26Z-
dc.date.available2022-09-28T15:03:26Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.citation.issue41pt_BR
dc.identifier.issn2177-2576pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45674-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar vivências de prazer e de sofrimento entre os servidores públicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG MG), a partir da percepção deles próprios. Para alcançar tal objetivo, foi realizado estudo de caso descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa com a utilização da “estratégia de triangulação metodológica”. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do “Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento” (MENDES, 2007) e de entrevistas com roteiro semiestruturado, pautado em categorias afeitas ao referido inventário. Para a análise dos dados quantitativos, utilizou-se a estatística descritiva univariada, enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os servidores abordados apresentam, em geral, vivências moderadas de prazer e de sofrimento e têm conseguido alcançar o equilíbrio entre essas vivências. Os relacionamentos interpessoais tiveram destaque nos resultados, representando tanto fonte de prazer, como de sofrimento, de acordo com a situação vivenciada pelo servidor. Já a burocracia não foi mencionada pelos servidores como produtora de sofrimento, como observado em pesquisas anteriores. Houve discordância entre os servidores quanto ao ritmo de trabalho, que apresentou resultado crítico ou moderado na parte quantitativa da pesquisa, enquanto, na parte qualitativa, predominou baixo ritmo de trabalho, ainda que como promotor de sofrimento. As condições de trabalho e, em especial, daquele realizado no espaço da Cidade Administrativa (sede unificada de secretarias estaduais), obteve também destaque nos achados dessa pesquisa, apresentando diferentes percepções pelos servidores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro da ANPAD - EnANPADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrazer e sofrimento no trabalhopt_BR
dc.subjectTriangulação metodológicapt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectPsicodinâmica do Trabalhopt_BR
dc.subject.otherServidores públicospt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.titlePrazer e sofrimento no trabalho de servidores públicos: estudo de caso na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://anpad.com.br/pt_br/index_eventpt_BR
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