Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Fernando Ferreira Sápt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2266258228871409pt_BR
dc.contributor.referee1José de Paiva dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Marcel de Lima Santospt_BR
dc.contributor.referee3Ana Cristina Mendespt_BR
dc.contributor.referee4Andrew Teversonpt_BR
dc.creatorTalita Cassemiro Paiva Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485414031533464pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T19:31:13Z-
dc.date.available2022-09-28T19:31:13Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45691-
dc.description.abstractBaseada na ideia de que a escrita é uma repetição do estágio do espelho através da linguagem (Jacques Lacan), esta tese mostra que a contação de histórias proporciona ao narrador, ou ao contador de histórias, a oportunidade de repensar sua experiência de vida e construir uma nova camada de autoconhecimento em sua identidade. Esta tese analisa a relação entre a contação de histórias e a construção das identidades pessoais, coletivas e nacionais em quatro romances de Salman Rushdie: Os Filhos da Meia-Noite, Haroun e o Mar de Histórias, O Último Suspiro do Mouro, e A Feiticeira de Florença. Como os romances de Rushdie são usualmente considerados parte das literaturas pós-coloniais, eu uso os conceitos de Homi Bhabha sobre mimetismo, hibridismo e entrelugar para melhor entender os contadores de histórias dos romances citados acima como representações das identidades nacionais indianas.pt_BR
dc.description.resumoBased on Jacques Lacan’s idea that writing is a repetition of the mirror stage through language, this dissertation argues that storytelling provides the narrator, or the storyteller, the opportunity to rethink his life experience and to build up another layer of self-knowledge in his/her identity. This dissertation analyzes the relation between storytelling and the construction of personal, collective, and national identities in four novels by Salman Rushdie: Midnight’s Children (1981), Haroun and the Sea of Stories (1990), The Moor’s Last Sigh (1995), and The Enchantress of Florence (2008). As Rushdie’s novels are usually considered part of postcolonial literatures, I use Homi Bhabha’s concepts of mimicry, hybridity, and in-betweenness in order to better understand the storytellers of the aforementioned novels as representations of Indian national identities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectHybriditypt_BR
dc.subject.otherRushie, Salman, 1947- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção inglesa – História e críticapt_BR
dc.subject.otherIdentidade na literaturapt_BR
dc.titleIdentity and Storytelling in Salman Rushdie's Selected Novelspt_BR
dc.title.alternativeIdentidade e Contação de Histórias em uma Seleção de Romances de Salman Rushdiept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação conforme regulamento Talita Alves.pdfVersão Final conforme o Regulamento do Repositório1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.