Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45744
Type: Dissertação
Title: Pseudoindividualidade e indústria cultural em Theodor W. Adorno
Other Titles: Pseudo-individualization and culture industry in Theodor W. Adorno
Authors: Breno Machado Viegas
First Advisor: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
First Referee: Verlaine Freitas
Second Referee: Daniel Oliveira Pucciarelli
Abstract: O objetivo central desta pesquisa é investigar a correlação entre pseudoindividualidade e indústria cultural em Theodor W. Adorno, a partir da elucidação das profundas análises estéticas e de filosofia da arte do pensador frankfurtiano. Para tanto, serão examinados os panoramas culturais e socioeconômicos que culminaram com a hipótese de negação do indivíduo e de falência atual da própria categoria de sujeito. Nesse sentido, aspira-se demonstrar como a ausência da capacidade de julgar se desenrola no contexto da produção e recepção das mercadorias culturais sob a égide do capitalismo e da dimensão propagandística dos meios de comunicação, baseando-se na concepção de indústria cultural desenvolvida por Adorno em conjunto com Max Horkheimer principalmente na Dialética do esclarecimento. A pseudoindividualidade, tomada enquanto ideia da sucedida reificação que o consumo das mercadorias culturais instaurou, será analisada ao longo das teorias estéticas e de filosofia da arte adornianas, tendo em vista a suposta impossibilidade de o indivíduo vivenciar experiências genuinamente estéticas. Caberá também explicitar, diante da ilusão de autonomia e da incapacidade de escolha compelidas pela uniformidade acachapante da estruturação capitalista da sociedade e da indústria cultural ao sujeito da contemporaneidade, como se desenvolve a pseudoindividualidade em virtude da estandardização da produção e da recepção dos bens culturais, a partir de sua obra Teoria da semiformação. Vale salientar que a importância do presente trabalho não se limita apenas ao contexto no qual Adorno desenvolveu a noção de indústria cultural, mas ainda traz distintas e profundas consequências para a atual conjectura, caracterizada por se encontrar carregada de indivíduos que, embora sejam cada vez mais exaltados e bajulados, observam inertes a sua supressão enquanto sujeitos, bem distantes da necessária capacidade de refletir sobre as motivações de suas escolhas estéticas, artísticas e políticas. Enquanto única esperança de progresso para o pseudoindivíduo e para a semicultura, devem ser denunciados os processos históricos de semiformação estabelecidos pelos imperativos do sistema capitalista e da indústria cultural, nos quais, por um lado, observa-se o isolamento das obras de arte autênticas, que viabilizam a necessária crítica da sociedade, e, de outro, verifica-se a ampla soberania de produções culturais reificadas que representam a manutenção perpétua do atual estágio das massas.
Abstract: The main objective of this research is to investigate the correlation between pseudo-individualization and culture industry in Theodor W. Adorno, based on the elucidation of the aesthetic and philosophical analyses of the Frankfurt philosopher. In order to do that, the cultural and socioeconomic scenarios that culminated in the hypothesis of the individual's denial and the current failure of the subject's own category will be examined. In this sense, I intend to demonstrate how the absence of the ability to judge unfolds in the context of production and reception of cultural goods under the aegis of capitalism and the propagandistic dimension of the media, based on the concept of culture industry developed by Adorno together with Max Horkheimer mainly in the Dialectic of Enlightenment. Pseudo-individualization, taken as an idea of the successful reification that the consumption of cultural goods introduced, will be analyzed along Adornian aesthetic theories and philosophy of art, bearing in mind the supposed impossibility of the individual to genuinely experiment aesthetic experiences. It will also be necessary to explain, given the illusion of autonomy and the inability to choose, how pseudo-individualization develops due to the standardization of production and reception of cultural goods, from his work The Theory of Half-Education. It is noteworthy that the importance of the present work is not limited to the context in which Adorno developed the notion of culture industry, but also it has distinct and profound consequences for the current conjecture, characterized by the existence of individuals who, despite being increasingly exalted and adulated, inertly observe their suppression as subjects, far removed from the necessary capacity to reflect on the motivations of their aesthetic, artistic and political choices. As the only hope for progress for the pseudo-individual and for pseudo-culture, the historical processes of semi-formation established by the imperatives of the capitalist system and the culture industry must be denounced, in which, on the one hand, the isolation of authentic works of art is observed, that enables the necessary criticism of society, and, on the other hand, there is the wide predominance of reified cultural productions that represent the perpetual maintenance of the current stage of the masses.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/45744
Issue Date: 10-Mar-2022
metadata.dc.description.embargo: 10-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pseudoindividualidade e indústria cultural em Theodor W. Adorno.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.