Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45745
Type: Monografia (especialização)
Title: Os pronomes do português brasileiro: como ensiná-los?
Authors: Ivan Vale de Sousa
First Advisor: Márcia Cristina De Brito Rumeu
Abstract: O ensino de Língua Materna precisa de fato ir ao encontro das necessidades dos falantes, por isso, este Plano de Curso objetiva trazer a abordagem dos pronomes do Português Brasileiro, como também se propõe a apresentar algumas sugestões de atividades que viabilizem o aprendizado e o uso desses elementos na utilização da língua. Este trabalho traz algumas sugestões de como abordar os pronomes do nosso idioma, porém não deve ser compreendido como propostas findadas no presente debate, mas como ações que podem ser ampliadas, conforme as necessidades dos sujeitos inseridos nas proposições de ensino-aprendizagem, de modo a contribuir com o ensino e o uso da língua. Diante disso, algumas reflexões enriquecem o enfoque dos pronomes do nosso idioma, tais como: Lopes (2007), Bechara (2009), Campos (2013), Leite (2014), Antunes (2014), entre outros autores que colaboram com a efetivação da presente proposta. Dessa forma, esperamos que este Plano de Curso, doravante, monografia coopere com o processo compreensivo e reflexivo no ensino dos pronomes e, consequentemente, enriqueça significativamente as práticas dos professores de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45745
Issue Date: 27-Jun-2017
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFMG - CORRIGIDO E PAGINADO 2017.pdf744.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.