Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0516263904806475pt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Marchetti Maronezept_BR
dc.contributor.referee2Eneida Maria Eskinazi Sant'Annapt_BR
dc.contributor.referee3Denise Maria Trombert de Oliveirapt_BR
dc.creatorGrasiela Pereira Máximo dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743675661194571pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T17:28:42Z-
dc.date.available2022-09-29T17:28:42Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45748-
dc.description.abstractThis work explored aspects of the landscape that surrounds the students, considering the changes and impacts on the mosaic of the local landscape, interrelating causes, consequences and possible mitigating actions. The students worked with basic concepts of Landscape Ecology, that is, they visualized the landscape through satellite images (captured through Google Earth) in two periods of time (year 2000 and 2020) and identified some elements of the mosaic such as: stain, matrix and ecological corridor. They used the Paint program to edit the images captured by satellites and virtually visited spaces in the environment where they live, for a more detailed analysis of the landscape. To dialogue the investigations of the groups, a conversation circle was held that discussed the effects and consequences of the changes in the landscape over time, in the search for mitigating alternatives for the maintenance of the ecological balance. As a result of this work, a detailed didactic sequence was prepared for the teacher and digital booklets made by students were produced, using the Flipsnack software, aiming at dissemination to the entire school community. The work potentiated the construction of hypotheses and arguments that led the students to research, analyze, build concepts and conclusions, stimulating learning protagonists. They were able to understand that changes in landscapes tend to lead to ecosystem imbalance. The use of digital tools sharpened the interest of students, as well as group work strengthened interaction between peers, division of tasks and solidarity in learning.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explorou aspectos da paisagem que cerca os estudantes, considerando as mudanças e impactos no mosaico da paisagem local, inter-relacionando causa, consequências e possíveis ações mitigadoras. Os estudantes trabalharam com conceitos básicos da Ecologia de Paisagem, ou seja, visualizaram a paisagem por imagens de satélites (capturadas através do Google Earth) em dois períodos de tempo (ano 2000 e 2020) e identificaram alguns elementos do mosaico como: mancha, matriz e corredor ecológico. Utilizaram o programa Paint para edição das imagens capturadas por satélites e visitaram virtualmente espaços do ambiente onde vivem, para análise mais detalhada da paisagem. Para dialogar as investigações dos grupos, foi realizada uma roda de conversa que discutiu os efeitos e consequências das modificações da paisagem ao longo do tempo, na busca de alternativas mitigadoras para a manutenção do equilíbrio ecológico. Como resultado deste trabalho foi elaborada uma sequência didática detalhada para o professor e produzidas cartilhas digitais confeccionadas pelos estudantes, utilizando o software Flipsnack, visando a divulgação para toda comunidade escolar. O trabalho potencializou a construção de hipóteses e argumentos que levaram os discentes a pesquisar, analisar, construir conceitos e conclusões, estimulando protagonistas da aprendizagem. Eles foram capazes de entender que as alterações nas paisagens tendem a levar ao desequilíbrio do ecossistema. O uso de ferramentas digitais aguçou o interesse dos estudantes, assim como o trabalho em grupo fortaleceu a interação entre os pares, a divisão de tarefas e a solidariedade no aprender.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectpaisagempt_BR
dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectestudantes proativospt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherImpacto ambientalpt_BR
dc.subject.otherPaisagempt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.subject.otherPlano de aulapt_BR
dc.titleA ecologia de paisagem como instrumento de investigação em aulas de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM - homologação.pdf16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.