Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leandra Batista Antunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741475963182420pt_BR
dc.creatorThaynara Nascimento Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018388721463704pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T19:48:59Z-
dc.date.available2022-09-29T19:48:59Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45766-
dc.description.resumoA experiência com a correção e a reescrita de textos no ensino de Língua Portuguesa tornou possível identificar um sério problema quanto ao ensino dos conectivos. Frequentemente, no ensino tradicional, os conectivos estão relacionados ao ensino dos períodos simples e compostos, no domínio da sintaxe, ou à classe de palavras das conjunções, no domínio da morfologia. Assim, o trabalho que será apresentado é fruto de uma inquietação a respeito do uso desses elementos nas produções textuais dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de uma instituição particular. Essa ligação dos conectivos com a coordenação e a subordinação pauta-se nos preceitos da gramática normativa efaz com que eles sejam abordados de uma maneira reducionista. Tal abordagem reflete nas produções textuais feitas pelos alunos que, muitas vezes, acabam por elaborar textos confusos e sem encadeamento, pois desconhecem as relações de sentido produzidas pelos conectivos. Sabe-se que esses elementos são primordiais para o estabelecimento de elos e criação de relação entre os segmentos do texto.Visto que os conectores são ferramentas essenciais para produção e recepção textual e que o ensino de gramática na escola objetiva não somente os conhecimentos epilinguístico ou metalinguístico, mas também deve servir à produção e à recepção textual (PCN, 1998), este trabalho tem por objetivo discutir o ensino de conectivos segundo as perspectivas da gramática (tradicional e descritiva) e da linguística textual e também discutir a relevância da reescrita, ressaltando o seu papel de promover o progresso e o aprimoramento do texto, inclusive quanto ao uso dos conectivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectDomínio da morfologiapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de conectivos e o papel da reescrita no ensino da produção textual: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia THAYNARA!.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.