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http://hdl.handle.net/1843/45771
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ensino de sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia: das palavras isoladas à função da coesão lexical na produção de textos |
Autor(es): | Tatiana Coelho Dornelas Mendes Roque |
Primeiro Orientador: | Leandra Batista Antunes |
Resumo: | A significação linguística tem ganhado destaque no estudo da língua portuguesa, uma vez que permite uma aproximação com a prática de ensino reflexiva. Especialistas em ensino de língua portuguesa reconhecem que a teoria aliada à prática colabora com o sucesso no desenvolvimento da competência linguística dos alunos, pois essa competência depende também da devida atenção ao trabalho com a significação frasal e textual (BREGAGNOL; LARA, 2012). Ainda segundo Bregagnol e Lara (2012), o significado linguístico se encontra inserido amplamente nas formas textuais, ou seja, nas representações textuais diretas (material escrito) ou indiretas (multimídias que envolvam a escrita), demonstrando a devida importância da semântica na vida social dos falantes de uma língua. Para esses autores, a competência semântica exerce papel fundamental na interpretação eficiente de textos, bem como na elaboração de redações. Sob essa ótica, a percepção quanto ao uso da semântica na produção textual dos códigos inerentes à leitura e à produção de textos torna-se imprescindível para a efetiva representação ideológica dos discentes como sujeitos ativos na prática da leitura e da escrita. Ocorre que, a busca dos professores da Língua Portuguesa (doravante LP) em fazer com que seus alunos se tornem sujeitos eficientes quanto às habilidades de produção de significados na leitura e na escrita tem sido considerada um grande desafio a ser alcançado, não somente pelos docentes, como por todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45771 |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
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