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http://hdl.handle.net/1843/45771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Leandra Batista Antunes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3741475963182420 | pt_BR |
dc.creator | Tatiana Coelho Dornelas Mendes Roque | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T20:56:53Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T20:56:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45771 | - |
dc.description.resumo | A significação linguística tem ganhado destaque no estudo da língua portuguesa, uma vez que permite uma aproximação com a prática de ensino reflexiva. Especialistas em ensino de língua portuguesa reconhecem que a teoria aliada à prática colabora com o sucesso no desenvolvimento da competência linguística dos alunos, pois essa competência depende também da devida atenção ao trabalho com a significação frasal e textual (BREGAGNOL; LARA, 2012). Ainda segundo Bregagnol e Lara (2012), o significado linguístico se encontra inserido amplamente nas formas textuais, ou seja, nas representações textuais diretas (material escrito) ou indiretas (multimídias que envolvam a escrita), demonstrando a devida importância da semântica na vida social dos falantes de uma língua. Para esses autores, a competência semântica exerce papel fundamental na interpretação eficiente de textos, bem como na elaboração de redações. Sob essa ótica, a percepção quanto ao uso da semântica na produção textual dos códigos inerentes à leitura e à produção de textos torna-se imprescindível para a efetiva representação ideológica dos discentes como sujeitos ativos na prática da leitura e da escrita. Ocorre que, a busca dos professores da Língua Portuguesa (doravante LP) em fazer com que seus alunos se tornem sujeitos eficientes quanto às habilidades de produção de significados na leitura e na escrita tem sido considerada um grande desafio a ser alcançado, não somente pelos docentes, como por todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Significação linguística | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ensino de sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia: das palavras isoladas à função da coesão lexical na produção de textos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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Ensino de sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia das palavras isoladas à função da coesão .pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
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