Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45792
Type: | Dissertação |
Title: | Escrever-se negra: autodeclaração étnico-racial no contexto das ações afirmativas na pós-graduação |
Authors: | Matheus Silva Freitas |
First Advisor: | Rodrigo Ednilson de Jesus |
First Referee: | Dyane Brito Reis Santos |
Second Referee: | Natalino Neves da Silva |
Abstract: | Esta dissertação discute a relação entre classificação étnico-racial e ações afirmativas na pósgraduação. Compreendemos a classificação étnico-racial como um processo social, discursivo e dialógico que envolve a classificação de pessoas em grupos étnico-raciais, a partir de uma autodeclaração ou uma heteroatribuição (atribuição externa, feita por terceiros). Desse modo, o objetivo é analisar e problematizar as justificativas que os/as candidatos/as cotistas acionam ao preencherem os documentos de autodeclaração como negros/as (pretos/as e pardos/as) no contexto de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de uma pesquisa documental com 27 (vinte e sete) formulários de autodeclaração apresentados no processo de seleção ao referido Programa, nos anos de 2018 a 2021. A análise de conteúdo apresentou-se como uma estratégia metodológica e nos auxiliou a identificar as principais dimensões das justificativas que foram organizadas, analiticamente, em linhas de força, espacialidades e temporalidades. As dimensões acionadas pelos/as estudantes cotistas para sustentarem as classificações raciais abarcam um repertório diverso de características e experiências sociais que os/as definem enquanto sujeitos da ação afirmativa. Tratam-se de classificações multissituadas no espaço e no tempo: inscrevem-se referenciando tempos passados, presentes e futuros, ambientes familiares, escolares, universitários, profissionais e periféricos. Ademais, fenótipo, ascendência, vivências com o racismo, adesão ao antirracismo e a experiência universitária figuram como as principais justificativas utilizadas, indicando como a (auto)classificação racial apresenta-se de forma multidimensional, relacional e contextual. |
Subject: | Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa Educação Educação - Relações étnicas Educação - Relações raciais Estudantes universitários - Pós-graduação - Identidade racial Estudantes universitários - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa Ensino superior - Pós-graduação - Relações raciais Ensino superior - Pós-graduação - Relações étnicas Programas de ação afirmativa |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45792 |
Issue Date: | 21-Jun-2022 |
metadata.dc.description.embargo: | 21-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Escrever-se negra_autodeclaração étnico-racial no contexto das ações afirmativas na pós-graduação.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2024-06-21 | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.