Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45792
Type: Dissertação
Title: Escrever-se negra: autodeclaração étnico-racial no contexto das ações afirmativas na pós-graduação
Authors: Matheus Silva Freitas
First Advisor: Rodrigo Ednilson de Jesus
First Referee: Dyane Brito Reis Santos
Second Referee: Natalino Neves da Silva
Abstract: Esta dissertação discute a relação entre classificação étnico-racial e ações afirmativas na pósgraduação. Compreendemos a classificação étnico-racial como um processo social, discursivo e dialógico que envolve a classificação de pessoas em grupos étnico-raciais, a partir de uma autodeclaração ou uma heteroatribuição (atribuição externa, feita por terceiros). Desse modo, o objetivo é analisar e problematizar as justificativas que os/as candidatos/as cotistas acionam ao preencherem os documentos de autodeclaração como negros/as (pretos/as e pardos/as) no contexto de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de uma pesquisa documental com 27 (vinte e sete) formulários de autodeclaração apresentados no processo de seleção ao referido Programa, nos anos de 2018 a 2021. A análise de conteúdo apresentou-se como uma estratégia metodológica e nos auxiliou a identificar as principais dimensões das justificativas que foram organizadas, analiticamente, em linhas de força, espacialidades e temporalidades. As dimensões acionadas pelos/as estudantes cotistas para sustentarem as classificações raciais abarcam um repertório diverso de características e experiências sociais que os/as definem enquanto sujeitos da ação afirmativa. Tratam-se de classificações multissituadas no espaço e no tempo: inscrevem-se referenciando tempos passados, presentes e futuros, ambientes familiares, escolares, universitários, profissionais e periféricos. Ademais, fenótipo, ascendência, vivências com o racismo, adesão ao antirracismo e a experiência universitária figuram como as principais justificativas utilizadas, indicando como a (auto)classificação racial apresenta-se de forma multidimensional, relacional e contextual.
Subject: Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa
Educação
Educação - Relações étnicas
Educação - Relações raciais
Estudantes universitários - Pós-graduação - Identidade racial
Estudantes universitários - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa
Ensino superior - Pós-graduação - Relações raciais
Ensino superior - Pós-graduação - Relações étnicas
Programas de ação afirmativa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/45792
Issue Date: 21-Jun-2022
metadata.dc.description.embargo: 21-Jun-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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