Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.referee1Allana Mátar de Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Pereira Machadopt_BR
dc.creatorAdriana Nunes da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6575161269974233pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T19:33:23Z-
dc.date.available2022-09-30T19:33:23Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45825-
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es proponer actividades a través de talleres que inviten a los estudiantes a practicar la lectura literaria. Explorar el rico universo de las historietas es un camino interesante para el proceso de formación del lector. La literatura es un derecho humano, porque es a través de ella que ejercitamos nuestra imaginación. En este sentido, al promover la lectura de historietas en el aula, además de incentivar la lectura literaria, estamos garantizando a los estudiantes el derecho a acceder a textos que conectan, que desafían y que transforman. Para mediar este encuentro, entre los estudiantes y la literatura, elegimos las tiras de Enriqueta, un personaje de las historietas del argentino Liniers, enamorada por la lectura, especialmente la lectura literaria. Enriqueta lee, reflexiona y plantea cuestiones interesantes sobre elementos que forman parte del universo de la lectura, como el objeto libro, la figura del mediador, los autores, las historias y la imaginación. Además, expresa sentimientos y emociones que las experiencias de lectura despiertan. Enriqueta representa un modelo de lector que invita a la reflexión, precisamente porque rompe patrones y estereotipos creados sobre el concepto del lector ideal.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é propor atividades através de oficinas que convidem os alunos para o exercício da leitura literária. Explorar o rico universo das histórias em quadrinhos é um caminho interessante para o processo de formação de leitores. A literatura é um direito humano, pois é através dela que exercitamos a imaginação. Nesse sentido, ao promover a leitura de quadrinhos em sala de aula, além de fomentarmos a leitura literária, estamos garantindo aos alunos o direito a ter acesso a textos que conectam, que desafiam e que transformam. Para mediar esse encontro, entre os alunos e a literatura, escolhemos as tiras da Enriqueta, uma personagem dos quadrinhos do argentino Liniers, que é apaixonada pela leitura, especialmente a leitura literária. Enriqueta lê, faz reflexões e levanta questões interessantes sobre elementos que fazem parte do universo da leitura como o objeto livro, a figura do mediador, os autores, as histórias e a imaginação. Além disso, ela expressa sentimentos e emoções que as experiências de leitura despertam. Enriqueta representa um modelo de leitora instigante, exatamente por romper padrões e estereótipos criados sobre o conceito de leitor ideal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLeituras de Enriquetapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAs experiências de leitura da Enriqueta: um convite para a leitura literária através das histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Adriana Nunes_Leitura_Enriqueta.pdf7.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons