Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45837
Tipo: Tese
Título: Dos gabinetes de ensino a museu : a trajetória das coleções científicas da Escola de Minas de Ouro Preto nas décadas de 1930, 1970 e 1990.
Autor(es): Carlos Augusto Ribeiro Jotta
primer Tutor: Ana Carolima Vimieiro Gomes
primer Co-tutor: João Carlos Brigola
primer miembro del tribunal : Marcus Granato
Segundo miembro del tribunal: Paulo Trincão
Tercer miembro del tribunal: Anny Jackeline Torres Silveira
Resumen: Esta tese tem como principal campo de estudo o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo estudar a trajetória das coleções científicas presentes no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (EMOP). O conjunto de objetos que compõe parte desta coleção é proveniente do processo de formação e consolidação da Escola de Minas de Ouro Preto, inaugurada por Claude Henri Gorceix, em 1876. Objetivou-se com esses estudos elaborar uma proposta de releitura das coleções para a inserção na curadoria do museu e, consequentemente, no seu percurso expográfico. Buscou-se analisar a história da constituição das coleções da EMOP e quais reflexos de sua trajetória são identificados na atual exposição do museu. Essa proposta visa transcender as funções dos instrumentos científicos da coleção com base em uma leitura histórica. No desenvolvimento deste trabalho, considerou-se o percurso da Escola de Minas de Ouro Preto, sua fundação e relação com o contexto de criação da Comissão Geológica do Império e os anseios de desenvolvimento da ciência brasileira no período imperial, até os primeiros processos de musealização detectados institucionalmente nas décadas de 1930, 1970 e 1990. Posteriormente, analisou-se a formação e ampliação da coleção, que deu origem ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, em 1997. Nesse contexto, buscou-se um cruzamento de informações entre os objetos que compõem a coleção com a atual expografia do museu para se propor uma nova inserção conceitual no recorte temático da instituição. A proposta adotou um percurso metodológico cujo processo é pautado em uma revisão bibliográfica sobre a história da geologia e das coleções científicas, formação dos museus e a valorização do patrimônio cultural de ciência e tecnologia. Além desse passo, uma investigação sobre a formação institucional e administrativa do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP levou à compreensão do propósito atual de exposição do museu. Dessa forma, com base nas análises e no cruzamento de dados, criou-se uma proposta museológica para o museu sob a ótica da história das coleções e das engenharias em Minas Gerais.
Asunto: Museus
Engenharia
Geologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45837
Fecha del documento: 17-sep-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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