Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Carolima Vimieiro Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050746569604335pt_BR
dc.contributor.advisor-co1João Carlos Brigolapt_BR
dc.contributor.referee1Marcus Granatopt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Trincãopt_BR
dc.contributor.referee3Anny Jackeline Torres Silveirapt_BR
dc.creatorCarlos Augusto Ribeiro Jottapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888138059156152pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-02T20:20:12Z-
dc.date.available2022-10-02T20:20:12Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45837-
dc.description.resumoEsta tese tem como principal campo de estudo o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo estudar a trajetória das coleções científicas presentes no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (EMOP). O conjunto de objetos que compõe parte desta coleção é proveniente do processo de formação e consolidação da Escola de Minas de Ouro Preto, inaugurada por Claude Henri Gorceix, em 1876. Objetivou-se com esses estudos elaborar uma proposta de releitura das coleções para a inserção na curadoria do museu e, consequentemente, no seu percurso expográfico. Buscou-se analisar a história da constituição das coleções da EMOP e quais reflexos de sua trajetória são identificados na atual exposição do museu. Essa proposta visa transcender as funções dos instrumentos científicos da coleção com base em uma leitura histórica. No desenvolvimento deste trabalho, considerou-se o percurso da Escola de Minas de Ouro Preto, sua fundação e relação com o contexto de criação da Comissão Geológica do Império e os anseios de desenvolvimento da ciência brasileira no período imperial, até os primeiros processos de musealização detectados institucionalmente nas décadas de 1930, 1970 e 1990. Posteriormente, analisou-se a formação e ampliação da coleção, que deu origem ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, em 1997. Nesse contexto, buscou-se um cruzamento de informações entre os objetos que compõem a coleção com a atual expografia do museu para se propor uma nova inserção conceitual no recorte temático da instituição. A proposta adotou um percurso metodológico cujo processo é pautado em uma revisão bibliográfica sobre a história da geologia e das coleções científicas, formação dos museus e a valorização do patrimônio cultural de ciência e tecnologia. Além desse passo, uma investigação sobre a formação institucional e administrativa do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP levou à compreensão do propósito atual de exposição do museu. Dessa forma, com base nas análises e no cruzamento de dados, criou-se uma proposta museológica para o museu sob a ótica da história das coleções e das engenharias em Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de Minas de Ouro Pretopt_BR
dc.subjectColeções de ciência e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherMuseuspt_BR
dc.subject.otherEngenhariapt_BR
dc.subject.otherGeologiapt_BR
dc.titleDos gabinetes de ensino a museu : a trajetória das coleções científicas da Escola de Minas de Ouro Preto nas décadas de 1930, 1970 e 1990.pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2_VERS_FINAL_30_05_maio2022.pdf9.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.