Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45899
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso das novas tecnologias para o ensino do empreendedorismo como prática social
Authors: Liliane Rocha Almeida Costa
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
Abstract: O inevitável impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas atuais, reivindica novas formas de construir significados e dinamizar o aprendizado, a partir da ampla quantidade de recursos linguísticos multimodais, semióticos e midiáticos disponíveis no ambiente digital. Isso exige, também, os multiletramentos, assim este projeto de ensino propõe-se a desenvolver o tema Empreendedorismo como prática social, por meio do uso das “novas tecnologias”, que atuam nessa oportunidade de ensino/aprendizagem como “ferramenta de ensino” e como “objeto de ensino” (LORENZI; PÁDUA, 2012, p.39). O empreendedorismo como campo de pesquisa e estudo acadêmico tem sido considerado por diversas áreas das ciências humanas e sociais, a saber: a economia, a psicologia, a sociologia e a administração. Não é pretensão limitar a presente proposta ao contexto empresarial, e sim, abordá-lo sob a perspectiva de empreender em diferentes situações cotidianas, inclusive no meio digital, já que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas práticas sociais como meio de interação e comunicação (letramento digital). De forma extracurricular, o projeto possui 10 (dez) encontros, distribuídos em 5 (cinco) etapas, ora presencial e ora a distância (semipresencial), com metodologias de ensino/aprendizagem predominantemente ativas, no aluno e na sua participação, “que passa a ser o protagonista nesse processo dinâmico de transformação e de produção de conhecimento e não mais um simples reprodutor de saberes” (TANZI NETO et al., 2013, p. 138 citando COPE; KALANTZIS, 2008a). Fazendo uso didático das novas tecnologias, procuramos, de forma introdutória, abordar os contextos em que o empreendedorismo está inserido e seu espaço na sociedade. A partir disso, abordaremos as características empreendedoras, visando despertar o interesse dos aprendizes para a crucial necessidade de se desenvolver um perfil empreendedor, seja para inserção no mercado de trabalho, seja para a vida em sociedade (práticas sociais). Desta forma, acreditamos que o aluno pode ser provocado a atuar como agente de transformação em seu meio social, exercendo autonomia, colaboração e papel social ativo.
Subject: Línguas – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45899
Issue Date: 18-Jul-2017
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

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