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http://hdl.handle.net/1843/45914
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A “nivelação” textual |
Autor(es): | André Batista Soares |
primer Tutor: | Heloísa Maria Moraes Moreira Penna |
Resumen: | Este trabalho visa apresentar o emprego de elementos gramaticais como marcas sinalizadoras1 de sentido e “nivelação2 ” textual; elementos norteadores que permitem ao leitor melhor compreensão do texto, além de, torná-lo capaz de entender e julgar qual é a melhor forma de uso. Neste trabalho o elemento verificável de “nivelação” textual escolhido é o pronome. Afinal, o emprego adequado do pronome, colabora em grande parte para tornar o texto entendível. E, essa fluência semântica é parte da atividade comunicativa, sem a qual a competência linguística do indivíduo fica limitada. Podemos dizer que o proveitoso uso de marcas sinalizatórias de sentido, como o emprego correto dos pronomes, indica capacidade criativa e está ligada à intencionalidade discursiva (PCN, 2000.p 10 ) uma vez que o autor do texto “dialoga” com seu leitor. Esse “diálogo” estabelecido pelo texto foca uma mensagem, e o autor, ao elaborá-la, considera fatos como: o quanto ele quer ser entendido (Platão e Fiorin, 1993, p 17 ) e o quanto o leitor será capaz de inferir, através dessas marcas, referências dêiticas no texto. A investigação da presença ou ausência dos pronomes no texto, do uso correto ou incorreto dos mesmos nos permitirá discutir níveis de linguagem. Não serão considerados aqui frases/sentenças agramaticais isoladas e sim, em contextos não adequados ou descontextualizadas, gerando, em sua maioria, a não função comunicativa. |
Asunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45914 |
Fecha del documento: | 2-dic-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Língua Portuguesa |
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Tcc André Batista . Cegrae 02-12-2015.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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