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http://hdl.handle.net/1843/45914
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Heloísa Maria Moraes Moreira Penna | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6824296355468419 | pt_BR |
dc.creator | André Batista Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T22:05:04Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T22:05:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45914 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho visa apresentar o emprego de elementos gramaticais como marcas sinalizadoras1 de sentido e “nivelação2 ” textual; elementos norteadores que permitem ao leitor melhor compreensão do texto, além de, torná-lo capaz de entender e julgar qual é a melhor forma de uso. Neste trabalho o elemento verificável de “nivelação” textual escolhido é o pronome. Afinal, o emprego adequado do pronome, colabora em grande parte para tornar o texto entendível. E, essa fluência semântica é parte da atividade comunicativa, sem a qual a competência linguística do indivíduo fica limitada. Podemos dizer que o proveitoso uso de marcas sinalizatórias de sentido, como o emprego correto dos pronomes, indica capacidade criativa e está ligada à intencionalidade discursiva (PCN, 2000.p 10 ) uma vez que o autor do texto “dialoga” com seu leitor. Esse “diálogo” estabelecido pelo texto foca uma mensagem, e o autor, ao elaborá-la, considera fatos como: o quanto ele quer ser entendido (Platão e Fiorin, 1993, p 17 ) e o quanto o leitor será capaz de inferir, através dessas marcas, referências dêiticas no texto. A investigação da presença ou ausência dos pronomes no texto, do uso correto ou incorreto dos mesmos nos permitirá discutir níveis de linguagem. Não serão considerados aqui frases/sentenças agramaticais isoladas e sim, em contextos não adequados ou descontextualizadas, gerando, em sua maioria, a não função comunicativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Nivelação Textual | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A “nivelação” textual | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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Tcc André Batista . Cegrae 02-12-2015.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
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