Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jussara de Loiola Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368659361608437pt_BR
dc.contributor.referee1Rodolfo Eduardo Vertuanpt_BR
dc.contributor.referee2Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.referee3Ana Paula dos Santos Malheirospt_BR
dc.contributor.referee4Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.creatorThais Fernanda Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9097185396252680pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T15:39:07Z-
dc.date.available2022-10-04T15:39:07Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45939-
dc.description.resumoEsta dissertação, em formato multipaper, apresenta uma pesquisa que investiga como professores que ensinam matemática e que têm pouca vivência em modelagem elaboram o planejamento de atividades de modelagem matemática. Com o apoio teórico de Celso Vasconcellos sobre planejamento, de Andy Hargreaves e Dario Fiorentini sobre colaboração, cooperação, colegialidade artificial e balcanização e a partir de debates presentes na literatura sobre modelagem na educação matemática, as discussões tecidas foram fundamentadas, possibilitando uma interpretação de expressões que circundam o planejamento de atividades de modelagem matemática. Em um contexto de um curso de formação de professores, foi desenvolvida uma prática de modelagem na qual os dados foram produzidos. Uma abordagem qualitativa de pesquisa foi empregada, com a utilização da observação como procedimento de produção dos dados, que foram registrados em caderno de campo e em gravações de áudio. Os resultados da investigação lançam luz a três aspetos da elaboração do planejamento de atividades de modelagem realizado pelos docentes em questão: o início da elaboração do planejamento, os itens de planos construídos na elaboração do planejamento e a forma coletiva de elaborar o planejamento. Acerca do início da elaboração do planejamento, duas maneiras pelas quais os docentes realizam a tarefa foram identificadas. A saber, os professores iniciam a elaboração do planejamento começando por um tema ou por uma situação-problema e começando por outra experiência pedagógica, sendo esta última justificada, dentre outras características, pela pouca vivência em modelagem dos professores. No que diz respeito aos itens de planos construídos na elaboração do planejamento, os dados produzidos permitiram inferir que um modelo de plano, presente na literatura, é ampliado e ressignificado pela presença da modelagem matemática, fato decorrente das experiências docentes dos participantes da investigação com outras práticas pedagógicas, acionadas, dentre outros aspectos, pela pouca vivência em modelagem, e das características próprias de atividades dessa natureza. No que tange à forma coletiva de elaborar o planejamento, há indícios de cooperação, colaboração e colegialidade artificial, com prevalência da colaboração.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectElaboração do planejamentopt_BR
dc.subjectModelagem na educação matemáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherModelagem matemáticapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subject.otherEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.titleA elaboração de planejamento de atividades de modelagem matemática por professores com pouca vivência em modelagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-7872-1826pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pinto (2020).pdfDissertação completa de Thais Fernanda Pinto1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.