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http://hdl.handle.net/1843/46012
Tipo: | Dissertação |
Título: | A perspectiva da escola a respeito das famílias de estudantes em um território de alta vulnerabilidade: um estudo de caso |
Autor(es): | Lorena Mara de Jesus Sodré |
primer Tutor: | Maria Amália de Almeida Cunha |
primer Co-tutor: | Priscila de Oliveira Coutinho |
primer miembro del tribunal : | Alexandra Resende Campos |
Segundo miembro del tribunal: | Tânia de Freitas Resende |
Resumen: | Apesar da existência de diferentes configurações familiares, o senso comum ainda associa a ideia de família ao modelo nuclear, heteronormativo, constituído por meio de um casamento composto por pai, mãe e filhos. Os ambientes escolares também são afetados por esse imaginário, embora isso ocorra em diferentes graus e de diferentes maneiras, a depender das especificidades do local examinado. Este trabalho pretende responder à seguinte pergunta: Como as expectativas dos docentes e demais agentes escolares acerca de um modelo familiar ideal formatam as relações desses agentes com os estudantes e famílias com os quais lidam cotidiana e concretamente? Pretendeu-se responder a essa pergunta com base na análise de dados secundários (transcrições de entrevistas e grupos focais com professores e equipe gestora) oriundos de uma pesquisa realizada anteriormente pelo Observatório Sociológico Família Escola (OSFE) em uma escola localizada em uma região de alta vulnerabilidade de Belo Horizonte. Dada a afinidade encontrada entre o material empírico disponível e os estudos em sociologia da chamada da "Escola de Chicago", o cerne da interpretação aqui apresentada baseia-se na Teoria da Rotulação de Howard Becker (2009) e no conceito de Estigma de Erving Goffman (2008). Conclui-se que os entrevistados – professores e a equipe gestora – consideram que pais e responsáveis não valorizam a escola como instituição de ensino, mas como um local de segurança e apoio aos estudantes, dada a realidade de vulnerabilidade que vivenciam, o que desvaloriza o caráter educacional da instituição. Embora assumam as fragilidades decorrentes das condições socioeconômicas das famílias, na perspectiva da escola os familiares dos estudantes seriam ausentes e omissos, por não comparecerem quando solicitados, e por não participarem das atividades realizadas pela instituição. Dessa maneira, os familiares foram julgados recorrentemente como "carentes", acepção que abarca atributos financeiros, educacionais e/ou afetivos valorizados. |
Asunto: | Educação Sociologia educacional Pais e professores Família e escola Comunidade e escola - Belo Horizonte (MG) Educação - Participação dos pais Estigma - (Psicologia social) - Aspectos educacionais Belo Horizonte (MG) - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46012 |
Fecha del documento: | 15-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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A PERSPECTIVA DA ESCOLA A RESPEITO DAS FAMÍLIAS DE ESTUDANTES EM UM TERRITÓRIO VULNERÁVEL UM ESTUDO DE CASO.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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