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http://hdl.handle.net/1843/46012
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Amália de Almeida Cunha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9453598248730847 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Priscila de Oliveira Coutinho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alexandra Resende Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tânia de Freitas Resende | pt_BR |
dc.creator | Lorena Mara de Jesus Sodré | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5281798250233443 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-06T11:53:28Z | - |
dc.date.available | 2022-10-06T11:53:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46012 | - |
dc.description.resumo | Apesar da existência de diferentes configurações familiares, o senso comum ainda associa a ideia de família ao modelo nuclear, heteronormativo, constituído por meio de um casamento composto por pai, mãe e filhos. Os ambientes escolares também são afetados por esse imaginário, embora isso ocorra em diferentes graus e de diferentes maneiras, a depender das especificidades do local examinado. Este trabalho pretende responder à seguinte pergunta: Como as expectativas dos docentes e demais agentes escolares acerca de um modelo familiar ideal formatam as relações desses agentes com os estudantes e famílias com os quais lidam cotidiana e concretamente? Pretendeu-se responder a essa pergunta com base na análise de dados secundários (transcrições de entrevistas e grupos focais com professores e equipe gestora) oriundos de uma pesquisa realizada anteriormente pelo Observatório Sociológico Família Escola (OSFE) em uma escola localizada em uma região de alta vulnerabilidade de Belo Horizonte. Dada a afinidade encontrada entre o material empírico disponível e os estudos em sociologia da chamada da "Escola de Chicago", o cerne da interpretação aqui apresentada baseia-se na Teoria da Rotulação de Howard Becker (2009) e no conceito de Estigma de Erving Goffman (2008). Conclui-se que os entrevistados – professores e a equipe gestora – consideram que pais e responsáveis não valorizam a escola como instituição de ensino, mas como um local de segurança e apoio aos estudantes, dada a realidade de vulnerabilidade que vivenciam, o que desvaloriza o caráter educacional da instituição. Embora assumam as fragilidades decorrentes das condições socioeconômicas das famílias, na perspectiva da escola os familiares dos estudantes seriam ausentes e omissos, por não comparecerem quando solicitados, e por não participarem das atividades realizadas pela instituição. Dessa maneira, os familiares foram julgados recorrentemente como "carentes", acepção que abarca atributos financeiros, educacionais e/ou afetivos valorizados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Rótulos | pt_BR |
dc.subject | Estigmas | pt_BR |
dc.subject | Classes populares | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Pais e professores | pt_BR |
dc.subject.other | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Comunidade e escola - Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Estigma - (Psicologia social) - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Belo Horizonte (MG) - Educação | pt_BR |
dc.title | A perspectiva da escola a respeito das famílias de estudantes em um território de alta vulnerabilidade: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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A PERSPECTIVA DA ESCOLA A RESPEITO DAS FAMÍLIAS DE ESTUDANTES EM UM TERRITÓRIO VULNERÁVEL UM ESTUDO DE CASO.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
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