Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46064
Type: Monografia (especialização)
Title: Práticas de leituras à luz da multimodalidade: contribuições para os multiletramentos na sala de aula
Authors: Gilda Maria Damasceno
First Advisor: Francis Arthuso Paiva
First Referee: Raquel Lima de Abreu Aoki
Second Referee: Zaira Bomfante Santos
Abstract: Esta pesquisa parte da discussão sobre as práticas de leituras à luz da multimodalidade, com base nos teóricos Halliday (2004) Kress (2003) Macken-Horarak (2004) Rick Iedema (2003), Fuzer e Cabral (2014) Paiva (2021) e Rojo e Moura (2012), trazendo novos significados para os textos, a partir de uma concepção de linguagem como elemento social e ideológico, considerando a importância da análise multimodal que extrapole os elementos apenas linguísticos, recuperando a leitura das variadas semioses presentes nos textos que podem contribuir para os multiletramentos na sala de aula. O objetivo do estudo presente é discutir sobre as práticas de leitura à luz da multimodalidade, partindo da análise da função de interação entre os participantes representados e o leitor em propagandas de beleza. Para se alcançar o objetivo do trabalho, será utilizada a metodologia da revisão bibliográfica e a análise de algumas imagens de propaganda de beleza da marca “Natura”, direcionados à mulher, retiradas da internet, de domínio público, visando à importância de se construir práticas de leituras mais críticas na sala de aula que dialoguem com veemência sobre tais temas como: racismo, preconceito e estereótipos de beleza feminina, ora predominantes na sociedade do consumo. Constata-se que as práticas de leitura à luz da multimodalidade podem contribuir de forma relevante para a formação de alunos mais críticos e mais conscientes com visão mais ampla de mundo e das novas realidades que vêm surgindo no atual contexto social.
Subject: Línguas – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46064
Issue Date: 17-May-2022
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.