Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46064
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Práticas de leituras à luz da multimodalidade: contribuições para os multiletramentos na sala de aula |
Authors: | Gilda Maria Damasceno |
First Advisor: | Francis Arthuso Paiva |
First Referee: | Raquel Lima de Abreu Aoki |
Second Referee: | Zaira Bomfante Santos |
Abstract: | Esta pesquisa parte da discussão sobre as práticas de leituras à luz da multimodalidade, com base nos teóricos Halliday (2004) Kress (2003) Macken-Horarak (2004) Rick Iedema (2003), Fuzer e Cabral (2014) Paiva (2021) e Rojo e Moura (2012), trazendo novos significados para os textos, a partir de uma concepção de linguagem como elemento social e ideológico, considerando a importância da análise multimodal que extrapole os elementos apenas linguísticos, recuperando a leitura das variadas semioses presentes nos textos que podem contribuir para os multiletramentos na sala de aula. O objetivo do estudo presente é discutir sobre as práticas de leitura à luz da multimodalidade, partindo da análise da função de interação entre os participantes representados e o leitor em propagandas de beleza. Para se alcançar o objetivo do trabalho, será utilizada a metodologia da revisão bibliográfica e a análise de algumas imagens de propaganda de beleza da marca “Natura”, direcionados à mulher, retiradas da internet, de domínio público, visando à importância de se construir práticas de leituras mais críticas na sala de aula que dialoguem com veemência sobre tais temas como: racismo, preconceito e estereótipos de beleza feminina, ora predominantes na sociedade do consumo. Constata-se que as práticas de leitura à luz da multimodalidade podem contribuir de forma relevante para a formação de alunos mais críticos e mais conscientes com visão mais ampla de mundo e das novas realidades que vêm surgindo no atual contexto social. |
Subject: | Línguas – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46064 |
Issue Date: | 17-May-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.